Buscar

As filosofias educacionais estão sempre presentes como pano de fundo da prática docente. Muitas vezes, o docente não possui muita clareza sobre as ...

As filosofias educacionais estão sempre presentes como pano de fundo da prática docente. Muitas vezes, o docente não possui muita clareza sobre as suas próprias crenças e sua visão a respeito do mundo e da natureza humana. Contudo, este seu pano de fundo filosófico, tanto se estiver implícito ou explícito, enquadra e tendencia a sua prática docente no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a importância de se conhecer qual é a filosofia educacional que embasa a prática docente. Podemos pensar, por exemplo, no Essencialismo, como uma filosofia educacional bastante presente e revelada na prática de muitos docentes. Sobre o Essencialismo, assinale a alternativa CORRETA:
A Os essencialistas acreditam que não há núcleos comuns de conhecimento, por isso o que é mediado aos alunos é feito de forma difusa e cooperativa.
B As escolas não devem tentar definir ou influenciar as políticas. Aos alunos devem ser ensinado o trabalho, o respeito pela autoridade e a disciplina e os professores devem ajudar os alunos a manter seus instintos não produtivos sob controle.
C Para os essencialistas, o currículo concentra-se na experiência dos alunos e na ação social em problemas reais, como a violência, a fome, o terrorismo internacional, a inflação e a desigualdade.
D O essencialismo é uma filosofia que enfatiza o tratamento de questões sociais e uma busca para criar uma sociedade melhor e uma democracia mundial, e reconhece que a educação é o meio de preparar as pessoas para criar essa nova ordem social.

Essa pergunta também está no material:

Contexto historico - Avaliação II - Individual
6 pág.

Contexto Histórico Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: A) Os essencialistas acreditam que não há núcleos comuns de conhecimento, por isso o que é mediado aos alunos é feito de forma difusa e cooperativa. - Esta afirmação está incorreta, pois os essencialistas acreditam na existência de um núcleo comum de conhecimento. B) As escolas não devem tentar definir ou influenciar as políticas. Aos alunos devem ser ensinado o trabalho, o respeito pela autoridade e a disciplina e os professores devem ajudar os alunos a manter seus instintos não produtivos sob controle. - Esta afirmação está incorreta, pois os essencialistas defendem a importância de definir e influenciar políticas educacionais. C) Para os essencialistas, o currículo concentra-se na experiência dos alunos e na ação social em problemas reais, como a violência, a fome, o terrorismo internacional, a inflação e a desigualdade. - Esta afirmação está incorreta, pois os essencialistas focam no ensino dos conhecimentos essenciais e fundamentais. D) O essencialismo é uma filosofia que enfatiza o tratamento de questões sociais e uma busca para criar uma sociedade melhor e uma democracia mundial, e reconhece que a educação é o meio de preparar as pessoas para criar essa nova ordem social. - Esta afirmação está incorreta, pois o essencialismo se concentra no ensino dos conhecimentos básicos e essenciais. Portanto, nenhuma das alternativas está correta em relação ao Essencialismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais