Buscar

O movimento mundial pela inclusão, como uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeou a defesa do direito de todos os alunos perten...

O movimento mundial pela inclusão, como uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeou a defesa do direito de todos os alunos pertencerem a uma mesma escola, de estarem juntos aprendendo e participando sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis. No Brasil algumas políticas públicas que impulsionaram o movimento pela inclusão foram:
I Em 1973, o MEC cria o Centro Nacional de Educação Especial – CENESP, responsável pela gerência da educação especial no Brasil, que, sob a égide integracionista, impulsionou ações educacionais voltadas às pessoas com deficiência e às pessoas com superdotação, mas ainda configuradas por campanhas assistenciais e iniciativas isoladas do Estado
II A Constituição federal de 1988, no seu artigo 206, inciso I, estabelece a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola” como um dos princípios para o ensino e garante, como dever do Estado, a oferta do atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino (art. 208).
III Atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, no artigo 59, preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos currículo, métodos, recursos e organização específicos para atender às suas necessidades; assegura a terminalidade específica àqueles que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências; e assegura a aceleração de estudos aos superdotados para conclusão do programa escolar.
IV Em 1999, é criada a organização da comissão em defesa do trabalho da pessoa com deficiência. Que preconiza entre outras coisas a obrigatoriedade da pessoa com deficiência trabalhar regularmente.
a. III, IV,
b. I, IV, V
c. II, III, IV
d. II, IV,
e. I, II, III

Essa pergunta também está no material:

AP1 2 e 3 Educação Especial
21 pág.

Educação Especial Centro Universitário UNINTACentro Universitário UNINTA

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vou analisar cada alternativa: a. III, IV - A alternativa III está correta, pois se refere à atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No entanto, a alternativa IV está incorreta, pois não há menção a uma organização da comissão em defesa do trabalho da pessoa com deficiência. b. I, IV, V - A alternativa I está correta, pois menciona a criação do Centro Nacional de Educação Especial em 1973. No entanto, a alternativa V não está presente nas informações fornecidas. c. II, III, IV - A alternativa II está correta, pois se refere à Constituição Federal de 1988. A alternativa III também está correta, mencionando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No entanto, a alternativa IV não está correta, pois não há menção a essa organização na descrição. d. II, IV - A alternativa II está correta, referindo-se à Constituição Federal de 1988. No entanto, a alternativa IV não está correta, pois não há menção a essa organização na descrição. e. I, II, III - A alternativa I está correta, mencionando a criação do Centro Nacional de Educação Especial em 1973. A alternativa II também está correta, referindo-se à Constituição Federal de 1988. A alternativa III também está correta, mencionando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Portanto, a alternativa correta é: e. I, II, III.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando