Buscar

. interósseo Posterior (n. radial) B-se o teste para o m. extensor radial curto do carpo, é positivo, favorece o diagnóstico para epicondilite medi...

. interósseo Posterior (n. radial) B-se o teste para o m. extensor radial curto do carpo, é positivo, favorece o diagnóstico para epicondilite medial C-dor aguda, intensa, noturna, é característico de Síndrome do Impacto D-parestesia de 2/3/4/5 quirodáctilos, noturna, favorece o diagnóstico de Síndrome do túnel do Carpo E-na Enfermidade de Dupuytrem, a etiologia é desconhecida

34Assinale a correlação incorreta: A-tendinite de D’Quervain – abdutor longo e extensor curto do polegar B-dedo em gatilho – espessamento da polia de A1 C-Dupuytrem – fibromatose D-síndrome do túnel do carpo – n. mediano e n. ulnar E-epicondilite medial – flexores dos dedos e punho e pronadores do antebraço.
35. Em relação ao raquitismo, assinale a correta A-Geralmente ocorre, na sua forma simples, entre 6 meses e 3 anos de vida. B-Pode ocorrer por ingestão inadequada de vit. D e inadequada exposição ao sol. C-Ocorre distúrbio na calcificação do osteóide. D-Baixa estatura é um dos sinais clínicos E-Todas acima estão corretas.
36. Assinale a correlação incorreta a- Raquitismo - diminuição calcificação b- Osteoporose - aumento reabsorção óssea c- Osteomalácia - diminuição calcificação d- Escorbuto - aumento dos osteoblastos e- Raquitismo - sem alteração na ossificação endocondral
37 Assinale a correta sobre lesão óssea de característica agressiva: A-Crescimento rápido, triângulo de Codmann, imagem em sol nascente e mitoses. B-Crescimento lento, reação periosteal em casca de cebola, invasão dos tecidos adjacentes e mitoses atípicas. C-Crescimento rápido, imagem em sol nascente, reação periosteal em casca de cebola e triângulo de Codmann. D-Crescimento lento, triângulo de Codmann, mitoses atípicas e células pequenas, redondas e dispostas em paliçada. E-Crescimento desordenado, invasão dos tecidos adjacentes, fratura em osso patológico e reação periosteal.
38 Segundo Enneking lesão IIA e IIIB significam respectivamente: A-Lesão maligna de médio grau intracompartimental e lesão maligna de alto grau intracompartimental. B-Lesão maligna de baixo grau extracompartimental e lesão maligna de médio grau extracompartimental. C-Lesão maligna de alto grau intracompartimental e lesão maligna com metástase extracompartimental. D-Lesão maligna de alto grau extracompartimental e lesão maligna de alto grau intracompartimental. E-Lesão maligna de médio grau intracompartimental e lesão maligna com metástase extracompartimental.
39 As reações periosteais descritas como sólida, lamelar e espiculada são respectivamente características de lesões ósseas: A-Benignas, agressivas e muito agressivas. B-Agressivas de médio grau, agressivas de alto grau e muito agressivas. C-Variantes de agressivas de alto grau. D-Variantes de agressivas de médio grau. E-Benignas e variantes de agressivas de alto grau.
40 A Focomelia distal é: A-Terminal transversa. B-Intercalar transversa. C-Terminal proximal. D-Terminal distal E-Intercalar terminal transversa.
41 Assinale a alternativa incorreta sobre as alterações da coluna cervical. a) a síndrome de Down e a síndrome de Morquio podem apresentar alterações na coluna cervical alta. b) a síndrome de Klippel-Feil é uma fusão congênita da coluna cervical e pode estar associada a deformidade de Sprengel. c) a síndrome de Grisel apresenta uma luxação traumática do atlas. d) alterações oftalmológicas podem levar a apresentação de torcicolo. e) a hipoplasia do odontóide está relacionada com instabilidade C1-C2.
42 Um paciente masculino de 50 anos apresenta queixa de dor cervical, alteração de sensibilidade na região de terceiro quirodáctilo associada a perda de força de flexores do punho e alteração do reflexo tricipital. Entre os diagnósticos diferenciais devemos incluir a hérnia cervical. No caso relatado, suspeita-se de hérnia em qual nível? a) C5 b) C6 c) C7 d) C8 e) T1
43 Sobre as patologias do membro inferior, assinale a alternativa incorreta. a) manobra de Gänsslen – neuroma de Morton b) teste de Thompson – rotura de Aquiles c) manobra de Apley – lesão meniscal d) manobra de Smille – luxação recidivante de patela e) manobra de Patrick / Fabere – lesão de labrum
44 Um homem de 40 anos chegou à emergência de um hospital queixando-se de dor no joelho esquerdo. Relatou que estava jogando bola e apresentou um trauma indireto no joelho associado a um estalido. Não conseguiu voltar a jogar. Queixou-se de um aumento de volume no joelho e uma dor de forte intensidade. Ao exame físico apresenta sinal da tecla positivo e ao realizar a punção articular do joelho observou- se hemartrose, porém sem gotículas de gordura. Dos diagnósticos abaixo, qual é o mais provável? a) fratura (avulsão) de espinha tibial b) lesão meniscal interna – zona branca c) lesão meniscal externa d) lesão de ligamento cruzado anterior e) lesão de ligamento colateral medial
45 Sobre escoliose, assinale a alternativa incorreta. a) Escoliose é o desvio lateral da coluna maior do que dez graus associado a um componente rotacional. b) Quando há comprometimento neurológico associado, o diagnóstico não é escoliose idiopática. c) A progressão da curva está intimamente relacionada a quantidade de crescimento residual. d) Curvas menores de quarenta graus são tratadas com órteses. e) A órtese tem como objetivo principal fazer com que a curva reduza sua angulação no momento do diagnóstico.
46 Quando suspeitar de presença de tumor cerebral? A-Presença de cefaleia que desperta o paciente pela manhã B-Presença de crise convulsiva em paciente adulto previamente hígido C-Hipoacusia progressiva associada a vertigem lateralizada a direita D-Quadro de coma com presença de sintomas focais e de lateralização E-Todas acima estão corretas.
47 Quanto a vertigem é incorreto afirmar: A-Cinetose é considerada vertigem fisiológica. B-Vertigem de origem central sempre se acompanha de nistagmo horizontal C-Vertigem das alturas é uma sensação subjetiva de instabilidade postural decorrente de altura. D-VPPB é a causa mais comum de vertigem periférica E-Doença de Meniere apresenta crises de vertigem associada a hipoacusia progressiva.
48 São fatores de risco para doença vascular cerebral A-Fumo, dislipidemia e diabetes melitus e HAS B-Diabetes melitus, alcoolismo, sedentarismo e hipotiroidismo C-Ulcera gástrica, doença do refluxo gastro esofágico e HAS D-HAS, Fibrilação atrial, Migranha e Epilepsia E-Todas acima estão corretas.
49 Em relação aos tumores do SNC é correto afirmar, EXCETO? A-Meningioma tem sua origem na meninge e apresenta crescimento lento B-Glioblastoma multiforme tem crescimento rápido levando o paciente a óbito em até 2 anos. C-Metastase para o SNC é observado em tumores de pulmão, mama, melanoma e rim. D-Radiação ionizante é o único fator de risco identificável para tumores gliais. E-Tumores gliais grau IV tem melhor prognostico que os tumores grau I e II.
50 Febre, prostação, mal estar, mialgias e rigidez de nuca em paciente que apresenta liquor com aumento dos leucócitos a predomínio linfocitário é indicativo de: A-Meningite criptocococica B-Meningite por gram negativo C-Hepatite por leptospirose D-Meningite viral E-Tumor de fossa posterior.
1-Qual escala é utilizada para avaliar o performance funcional dos pacientes com metástases cerebrais? a-Karnofsky b-Apgar c-Glasgow d-Hunt-Hess e-Fisher

Essa pergunta também está no material:

Questões Antigas - Compilado II
142 pág.

Medicina Universidade do Sul de Santa CatarinaUniversidade do Sul de Santa Catarina

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina