Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
17. A fração responsável pelo efeito farmacológico durante o processo de distribuição é a:

a) Fração acoplada a mitocôndria
b) Fração acoplada a lisina
c) Fração livre circulante
d) Fração estática
e) Fração acoplada ao retículo endoplasmático rugoso
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para o processo de distribuição, a fração responsável pelo efeito farmacológico é a fração livre circulante. Portanto, a alternativa correta é: c) Fração livre circulante.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

7. Os fármacos que atuam sobre receptores podem ser classificados em agonistas ou antagonistas. Sobre o assunto é INCORRETO afirmar:
a) Os agonistas causam alterações na função celular, produzindo vários tipos de efeitos; os antagonistas ligam-se aos receptores sem provocar essas mudanças.
b) A potência de um agonista depende da afinidade (tendência a ligar-se a receptores) e da eficácia (capacidade de, uma vez ligado, provocar alterações que produzem efeito).
c) O antagonismo competitivo descreve a situação em que o antagonista reduz efetivamente a concentração ativa do fármaco em seu sítio de ação (por exemplo, redução do efeito anticoagulante da varfarina quando administrada concomitantemente com o fenobarbital)
d) O antagonismo não competitivo descreve a situação em que o antagonista bloquei em algum ponto a cadeia de eventos que leva à produção de uma resposta pelo agonista (por exemplo, o bloqueio do influxo de cálcio por meio de membrana celular por fármacos como verapamil e a nifedipina)
e) O agonista parcial é aquele que apresenta afinidade com eficácia menor do que 100%

12. Qual dos parâmetros a seguir, obtido em uma curva dose-resposta, está relacionado com a dose necessária de um fármaco para produzir um efeito?
a) Eficácia máxima
b) Potencia
c) Biodisponibilidade
d) Variabilidade
e) Inclinação

19. Sobre a farmacodinâmica, ou seja, a ação dos medicamentos nos sistemas do corpo humano, assinale a alternativa correta:

a) A potência (força) refere-se à quantidade de medicamento (geralmente expressa em miligramas) necessária para produzir um determinado efeito, como o alívio da dor ou a diminuição da pressão arterial. Por exemplo, se 5 mg do medicamento A aliviam a dor com a mesma eficácia que 10 mg do medicamento B, o medicamento A é duas vezes mais eficiente que o medicamento B.
b) A potência é a capacidade do medicamento de produzir um efeito (como redução da pressão arterial). Por exemplo, o diurético furosemida elimina uma quantidade muito maior de sal e de água através da urina do que o diurético hidroclorotiazida. Por isso, a furosemida tem maior potência do que a hidroclorotiazida.
c) A maioria das interações entre um medicamento e um receptor ou entre um medicamento e uma enzima é irreversível, ou seja, depois de algum tempo, o medicamento permanece acoplado ao receptor ou enzima, produzindo um efeito prolongado, que pode durar dias, meses ou até anos.
d) Por outro lado, medicamentos que bloqueiam os receptores (agonistas) devem se ligar aos mesmos de forma eficaz, mas têm pouca ou nenhuma atividade intrínseca, porque a sua função é a de impedir a interação de um antagonista com os seus receptores.
e) Em alguns casos, a interação do medicamento com o receptor ou enzima é, em grande parte, irreversível e o efeito do medicamento persiste até que o organismo produza mais enzimas. Por exemplo, o omeprazol, um medicamento utilizado no tratamento de refluxo gastroesofágico e úlceras, inibe, de forma irreversível, uma enzima envolvida na secreção de ácido gástrico.

20. Quando a ocupação do agonista em dada concentração desse agonista é reduzida na presença de um antagonista, mas o aumento da concentração do agonista é capaz de restabelecer sua ocupação (e, portanto, a resposta do tecido). Neste caso, as moléculas agonistas e antagonistas não ficam ligadas ao receptor, mas ligam-se e desligam-se continuamente, e esse tipo de interação é definido como:

a) Antagonismo competitivo irreversível
b) Antagonismo inverso
c) Antagonismo competitivo reversível
d) Antagonismo pleno irreversível
e) Antagonismo parcial reversível

Mais conteúdos dessa disciplina