Buscar

O constitucionalismo é o movimento a partir do qual emergem as Constituições. Parte da noção de que todo Estado deve possuir uma Constituição. A id...

O constitucionalismo é o movimento a partir do qual emergem as Constituições. Parte da noção de que todo Estado deve possuir uma Constituição. A ideia é GARANTIR DIREITOS para LIMITAR O PODER ESTATAL. Contrapõe-se ao absolutismo. FASES:

a) CONSTITUCIONALISMO ANTIGO: É o da Antiguidade Clássica, com a ideia de garantir direitos para limitar o poder, evitar o arbítrio.
b) CONSTITUCIONALISMO CLÁSSICO (LIBERAL): século XVIII
c) CONSTITUCIONALISMO MODERNO (SOCIAL): após fim da 1ª Guerra Mundial até o início da segunda.
d) CONTEMPORÂNEO: após fim da 2ª Guerra Mundial.

Essa pergunta também está no material:

Caderno de Doutrina e Questões (3)
285 pág.

Direito Penal I Faculdade de BalsasFaculdade de Balsas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O constitucionalismo é o movimento a partir do qual emergem as Constituições. Parte da noção de que todo Estado deve possuir uma Constituição. A ideia é GARANTIR DIREITOS para LIMITAR O PODER ESTATAL. Contrapõe-se ao absolutismo. As fases do constitucionalismo são: a) CONSTITUCIONALISMO ANTIGO: É o da Antiguidade Clássica, com a ideia de garantir direitos para limitar o poder, evitar o arbítrio. b) CONSTITUCIONALISMO CLÁSSICO (LIBERAL): século XVIII. c) CONSTITUCIONALISMO MODERNO (SOCIAL): após o fim da 1ª Guerra Mundial até o início da segunda. d) CONTEMPORÂNEO: após o fim da 2ª Guerra Mundial.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais