Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
2. O ensino da disciplina de Biologia para os estudantes do Ensino Médio está organizado de forma a construir as unidades e os conteúdos programáticos para este nível de ensino. De acordo com esta proposta, o professor pode selecionar os temas que são mais significativos, conforme o contexto social dos estudantes, porém este deverá seguir algumas normas. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O professor organiza o conteúdo a ser trabalhado durante os 3 anos do Ensino Médio. ( ) O professor opta pelos assuntos de maior relevância para a realidade escolar e perfil do aluno. ( ) O professor apresenta de forma repetitiva os conteúdos durante o Ensino Médio. ( ) O professor padroniza os conteúdos trabalhados mesmo para diferentes escolas e regiões. ( ) O professor decide como deverão ser trabalhados os conteúdos de modo a possibilitar situações de aprendizagem a partir das vivências dos alunos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F - F - F - V - V.
b) V - F - V - F - V.
c) F - V - F - F - V.
d) F - V - F - V - F.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as sentenças fornecidas, a sequência correta é: c) F - V - F - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. A Tendência Libertadora é representada pelo educador brasileiro Paulo Freire. A didática freiriana, assim chamada, fundamenta-se no diálogo e procura desenvolver no estudante o compromisso consigo mesmo e com o contexto social. Com relação ao repertório freiriano, analise as seguintes opções: I- Educação emancipatória. II- Temas geradores. III- Identidades múltiplas e análise do discurso. IV- Libertação dos marginalizados. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente a opção I está correta.
b) As opções III e IV estão corretas.
c) As opções II, III e IV estão corretas.
d) As opções I, II e IV estão corretas.

5. A avaliação está atrelada ao processo de construção do conhecimento pelos estudantes, ou seja, quando um professor avalia o que os estudantes aprenderam, está também avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar, se os recursos e as estratégias de ensino foram suficientes para promover o entendimento do assunto. "A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias (LIBÂNEO, 1994, p.195)". Por isso, a avaliação é importante no cotidiano escolar, pois ela auxilia a fornecer pistas para a reorganização da prática do professor, quando necessário. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A avaliação deve ser orientadora. PORQUE II- Aponta, de um lado, os resultados em termos de avanços e dificuldades do estudante e, de outro, orienta-o no sentido de alcançar os objetivos propostos. Assinale a alternativa CORRETA:

a) Asserções I e II são proposições falsas.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

11. (ENADE, 2008) Estudantes de 9 anos de uma escola de Ensino Fundamental estudam a distribuição de água para a população. O professor inicia a atividade com perguntas como: toda água que sai da torneira é boa para beber? A água suja pode se tornar limpa? Existem casas sem água boa para beber? As respostas são discutidas. O professor realiza, em sala, atividades práticas como: construção de uma maquete do sistema de distribuição de água da cidade; experiência de decantação e filtração da água; excursão à estação de tratamento de água da cidade. O trabalho é ampliado para o estudo da preservação ambiental e da situação da água potável da população, que não tem acesso à rede de abastecimento de água. Refletem sobre como o poder público cuida da qualidade da água e das questões ambientais e, ainda, sobre a responsabilidade social da população e dos governantes. A partir dessa descrição, analise as sentenças a seguir. I- As perguntas iniciais respondidas pelos alunos permitem ao professor fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos. II- A contextualização dos temas ocorre durante as atividades, na inserção de aspectos do cotidiano dos alunos e da população. III- O conhecimento científico desautoriza o conhecimento que os alunos trazem de suas experiências de vida, em relação ao meio ambiente. IV- As crianças devem concluir que as questões relativas ao desmatamento próximo aos mananciais de água e a distribuição de água tratada a toda a população são de responsabilidade social exclusiva dos governos. Está correto o que se afirma em:

a) I e IV.
b) II e III.
c) I e II.
d) I e III.

12. (ENADE, 2011) Muito se fala sobre a necessidade de melhorar a qualidade da Educação Básica no Brasil e são várias as estratégias defendidas com esta finalidade: aprimorar a formação dos docentes, aumentar o tempo de permanência na escola, melhorar a infraestrutura e equipar os estabelecimentos de ensino. Todas são válidas e, certamente, se colocadas em prática, colaboram para melhorar a educação. Contudo, existe uma alternativa de grande impacto que é pouco lembrada: a incorporação do ensino de Ciências ao currículo desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. No Brasil, o ensino de Ciências tem pouca ênfase dentro da Educação Básica, apesar da forte presença da tecnologia na vida das pessoas e do lugar central que a inovação tecnológica detém enquanto elemento de competitividade entre as empresas e as nações. Com relação à importância do ensino de Ciências desde as séries iniciais, avalie as afirmacoes a seguir: I- O ensino de Ciências gera um impacto sobre a qualidade da educação, pois envolve um exercício de raciocínio que desperta na criança seu espírito criativo, seu interesse, melhorando a aprendizagem de todas as disciplinas. II- O conhecimento científico, associado à tecnologia, é fundamental para tornar o ensino de Ciências estimulante e eficiente para todas as crianças e, com isso, atrair talentos para as carreiras científicas. III- A inclusão das Ciências desde o ensino básico deve estar associada a uma política de formação de docentes, de modo que eles possam propiciar aos alunos aprendizagens significativas. É correto o que se afirma em:

a) II e III, apenas.
b) I, II e III.
c) I, apenas.
d) I e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina