Buscar

Acerca do controle da constitucionalidade, é correto o que se afirma em: A) O controle de constitucionalidade concentrado encontra obstáculo na nor...

Acerca do controle da constitucionalidade, é correto o que se afirma em:
A) O controle de constitucionalidade concentrado encontra obstáculo na norma constitucional de eficácia contida.
B) Uma medida provisória editada por um Ministro de Estado constituiria inconstitucionalidade formal orgânica.
C) Os decretos do Poder Executivo não estão sujeitos ao controle de constitucionalidade.
D) Para haver reforma da Constituição de 1988, foi necessário o plebiscito. Se este não tivesse ocorrido ou se houvesse fora dos parâmetros constitucionais, haveria inconstitucionalidade por vício material.
E) Os vícios formais dizem respeito ao próprio conteúdo do ato, originando-se de um conflito com os princípios estabelecidos na Constituição. E, evidentemente, a inconstitucionalidade formal envolve não só o contraste direto do ato legislativo com o parâmetro constitucional, mas também a aferição do desvio de poder ou do excesso de poder legislativo.

Essa pergunta também está no material:

funcab 2013 pc es delegado de policia prova
26 pág.

Delegado Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) O controle de constitucionalidade concentrado encontra obstáculo na norma constitucional de eficácia contida. - ERRADO. O controle de constitucionalidade concentrado não encontra obstáculo nesse tipo de norma. B) Uma medida provisória editada por um Ministro de Estado constituiria inconstitucionalidade formal orgânica. - ERRADO. A medida provisória é um instrumento do Presidente da República, não de um Ministro de Estado. C) Os decretos do Poder Executivo não estão sujeitos ao controle de constitucionalidade. - ERRADO. Os decretos do Poder Executivo também estão sujeitos ao controle de constitucionalidade. D) Para haver reforma da Constituição de 1988, foi necessário o plebiscito. Se este não tivesse ocorrido ou se houvesse fora dos parâmetros constitucionais, haveria inconstitucionalidade por vício material. - ERRADO. A reforma da Constituição de 1988 não exigiu plebiscito, mas sim um processo legislativo específico. E) Os vícios formais dizem respeito ao próprio conteúdo do ato, originando-se de um conflito com os princípios estabelecidos na Constituição. E, evidentemente, a inconstitucionalidade formal envolve não só o contraste direto do ato legislativo com o parâmetro constitucional, mas também a aferição do desvio de poder ou do excesso de poder legislativo. - ERRADO. Os vícios formais referem-se à forma como o ato foi produzido, não ao seu conteúdo. Portanto, nenhuma das alternativas está correta.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image