Buscar

A doutrina administrativista adota posicionamentos distintos acerca da chamada Teoria das Invalidades, que analisam a validade de um ato administra...

A doutrina administrativista adota posicionamentos distintos acerca da chamada Teoria das Invalidades, que analisam a validade de um ato administrativo em virtude das condições nas quais o mesmo foi produzido. Um dos posicionamentos mais aceitos hoje é a Teoria Quaternária, de Celso Antônio Bandeira de Mello, sobre a qual vimos no capítulo 4. De acordo com esta teoria, são verdadeiras as seguintes afirmacoes: I. O ato irregular é entendido como um ato válido, no qual falta apenas o preenchimento de algum requisito formal de menor relevância para sua integral validade jurídica. II. O ato inexistente é aquele que nunca chegou a ser praticado em nenhuma forma, apenas foi planejado pela Administração e anelado antes de sua execução. III. Os atos nulos identificam-se com os comportamentos que possam ser classificados como ilícitos penais, como os que geram usurpação de função pública, ou juridicamente impossíveis. IV. O ato anulável é aquele que foi emitido violando texto legal, mas que ainda permite posterior correção por parte da Administração para dar à mesmo plena validade jurídica. São verdadeiros os itens:
I. O ato irregular é entendido como um ato válido, no qual falta apenas o preenchimento de algum requisito formal de menor relevância para sua integral validade jurídica.
IV. O ato anulável é aquele que foi emitido violando texto legal, mas que ainda permite posterior correção por parte da Administração para dar à mesmo plena validade jurídica.
Resposta Correta – I, IV;

Essa pergunta também está no material:

Direito da administração publica 2
5 pág.

Direito Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A doutrina administrativista adota posicionamentos distintos acerca da chamada Teoria das Invalidades, que analisam a validade de um ato administrativo em virtude das condições nas quais o mesmo foi produzido. Um dos posicionamentos mais aceitos hoje é a Teoria Quaternária, de Celso Antônio Bandeira de Mello. De acordo com esta teoria, são verdadeiras as seguintes afirmacoes: I. O ato irregular é entendido como um ato válido, no qual falta apenas o preenchimento de algum requisito formal de menor relevância para sua integral validade jurídica. IV. O ato anulável é aquele que foi emitido violando texto legal, mas que ainda permite posterior correção por parte da Administração para dar à mesmo plena validade jurídica. Portanto, a resposta correta é I, IV.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando