Logo Passei Direto
Buscar

Linguística

Colégio Objetivo
Tendo em mente essa caracterização da rede semântica, marque a opção abaixo que apresenta os dois elementos essenciais que fundamentam conceitualmente todas as redes semânticas.

a) Hierarquia organizadora e vínculo semântico entre os elementos.
b) Conexão aleatória e hierarquia de significados.
c) Vínculo sintático e organização morfológica.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à sua pergunta sobre os elementos essenciais que fundamentam as redes semânticas, vamos analisar as opções: a) Hierarquia organizadora e vínculo semântico entre os elementos. - Esta opção menciona a hierarquia, que é importante para organizar os conceitos, e o vínculo semântico, que é fundamental para entender como os elementos se relacionam. b) Conexão aleatória e hierarquia de significados. - A conexão aleatória não é um conceito que fundamenta redes semânticas, pois elas são baseadas em relações significativas, não aleatórias. c) Vínculo sintático e organização morfológica. - Esta opção fala sobre aspectos sintáticos e morfológicos, que não são os elementos centrais das redes semânticas, que se concentram mais nas relações de significado. Diante dessa análise, a alternativa correta que apresenta os dois elementos essenciais que fundamentam conceitualmente todas as redes semânticas é: a) Hierarquia organizadora e vínculo semântico entre os elementos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções, a alternativa correta é: a) Hierarquia organizadora e vínculo semântico entre os elementos. Esses são os dois elementos essenciais que fundamentam conceitualmente todas as redes semânticas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Predicação é um processo de criação de significado no qual o significado de uma palavra é atribuído a outro elemento da frase por meio de um processo de articulação semântica e sintática. Todos os textos são compostos por diferentes formas e níveis de predicação, sendo este processo uma das estruturas semânticas básicas da linguagem. Tendo isso em mente, leia as sentenças abaixo e marque aquela que apresenta exemplo de predicação:
Predicação é um processo de criação de significado no qual o significado de uma palavra é atribuído a outro elemento da frase por meio de um processo de articulação semântica e sintática.
R Apesar do mau humor, sua filha está linda com esse vestido.
A predicação consiste na atribuição do significado de um elemento a outro. É um processo semântico que de alguma forma identifica (ou desidentifica) uma coisa com outra. A única frase que retrata esse tipo de processo de construção de significado é a letra C.

A ambiguidade é um problema semântico que dificulta a compreensão e a comunicação ao opor dois significados diferentes inscritos na mesma palavra/grupo de palavras. Difere da polissemia pelo seu caráter antagônico, ou seja, pelo fato de os significados retratados não serem complementares, mas concorrentes, criando dificuldades para a compreensão do enunciado. Pensando nisso, leia as frases abaixo e marque aquela que apresenta exemplo de ambiguidade:
A ambiguidade é um problema semântico que dificulta a compreensão e a comunicação ao opor dois significados diferentes inscritos na mesma palavra/grupo de palavras.
R O rei subiu na árvore sem nem tocar na copa.
Ambiguidade pode ser vista na frase apresentada na letra E. Pela forma como a frase é construída, não fica claro se a coroa mencionada é a coroa de ouro tradicionalmente carregada por um rei ou a coroa da árvore.

Embora semelhantes em termos de ortografia, coligações e colocações representam dois fenômenos semântico-gramaticais distintos. Enquanto as colocações são combinações de palavras baseadas em links semânticos e interfaces de significado, as coligações são composições lexicais determinadas por regras e estruturas sintáticas. Com base nessa explicação, leia as frases abaixo e marque aquela que apresenta em negrito um exemplo de coligação:
Embora semelhantes em termos de ortografia, coligações e colocações representam dois fenômenos semântico-gramaticais distintos.
R Eu gostaria de ter aprendido essa lição antes.
A única alternativa que apresenta uma ligação lexical baseada em regras sintáticas, caracterizando-se como uma coligação, é A. As demais são exemplos de colocações.

Regarding the notion of semantic field, read the statements below and then choose the correct option.
I- Na terminologia de Saussure, o campo semântico é formado pelo lado do significante do signo linguístico enquanto o campo lexical é formado pelo lado do significado.
II- Embora possam ser confundidos, o campo lexical e os campos semânticos são conceitos completamente diferentes, operando com objetos distintos.
III- Campos semânticos e lexicais podem ser vistos como noções intercambiáveis em algumas situações devido ao fato de olharem para o fenômeno da sarna sob diferentes perspectivas.
a) I - falso, II - falso, III - verdadeiro.
b) I - verdadeiro, II - falso, III - verdadeiro.
c) I - falso, II - verdadeiro, III - falso.

Mais conteúdos dessa disciplina