Buscar

Assinale a alternativa ERRADA. O historiador deve estar sempre consciente de que a chamada memória individual, deve ser analisada apenas em sua si...

Assinale a alternativa ERRADA.

O historiador deve estar sempre consciente de que a chamada memória individual, deve ser analisada apenas em sua singularidade, pois pertence a um indivíduo específico e não sofre influências das instâncias coletivas.
Ao deixar de se referir apenas ao processo de registro de acontecimentos pela experiência humana, a memória passou também a remeter à construção de referenciais sobre o passado e sobre o presente.
A construção da memória coletiva está diretamente relacionada as tradições de um determinado grupo social e intimamente associada as mudanças culturais.
A dimensão coletiva da memória, compreendida como fenômeno social, começou a ser pensada e examinada mais sistematicamente pela historiografia e pelas demais ciências humanas a partir de meados do século XX.
O historiador deve estar sempre consciente de que a memória não é constituída de registros do que aconteceu, mas sim de releituras desses registros que são elaboradas e reelaboradas pelo indivíduo que lembra e que fala de suas lembranças.

Essa pergunta também está no material:

teoria da história
15 pág.

Teoria da História 2017 Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa ERRADA é: "A chamada memória individual deve ser analisada apenas em sua singularidade, pois pertence a um indivíduo específico e não sofre influências das instâncias coletivas."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais