Buscar

Bernardete, 22 anos, 10 semanas de gestação do segundo filho. Entre os exames do pré-natal trazidos na consulta médica está o resultado de Toxoplas...

Bernardete, 22 anos, 10 semanas de gestação do segundo filho. Entre os exames do pré-natal trazidos na consulta médica está o resultado de Toxoplasmose a seguir: Sorologia para Toxoplasmose - IgG Método Quimioluminescência Amplificada por Química Seca Resultado: 190 UI/mL Valores Referenciais: Não Reagente até 3,999 UI/mL Intermediário: 4 - 7,99 UI/mL Reagente: > = 8 UI/mL Sorologia para Toxoplasmose– IgM Resultado: Reagente. A melhor conduta diagnóstica e se necessário, o tratamento adequado a ser tomado pelo obstetra neste caso, é realizar:

a) Exame de IgG e IgM, se possível realizar amniocentese, e se o feto foi acometido com PCR positivo, iniciar o tratamento com espiramicina até o parto.
b) Teste de avidez para IgG, se der baixa avidez, considerar infecção recente e seguir o tratamento com espiramicina até a 18a semana, se possível realizar amniocentese, e se o feto for acometido com PCR positivo, esquema triplo pirimetamina, sulfadiazina e ácido folínico até a 32ª-33ª semana e, a partir da 33ª-34ª semana, iniciar com espiramicina até o parto.
c) Teste de avidez para IgG, se der baixa avidez, infecção recente e assim iniciar o tratamento com esquema triplo de pirimetamina, sulfadiazina e ácido folínico até a 32ª e a partir da 33ª semana iniciar com espiramicina até o parto.
d) Exame de IgG e IgM, se possível realizar amniocentese, e se o feto foi acometido com PCR positivo, iniciar o tratamento com esquema triplo de pirimetamina, sulfadiazina e ácido folínico até a 32ª e a partir da 33ª semana iniciar com espiramicina até o parto.