Buscar

Coleta de sangue para Triagem Neonatal Biológica (TNB): o teste do pezinho é um exame laboratorial que faz parte do Programa Nacional Triagem Neona...

Coleta de sangue para Triagem Neonatal Biológica (TNB): o teste do pezinho é um exame laboratorial que faz parte do Programa Nacional Triagem Neonatal. É um procedimento muito comum nas unidades de saúde, bem consolidado, validado há vários anos e que segue em aprimoramento contínuo. Essa coleta permite a investigação de doenças infecciosas, genéticas e metabólicas; e possibilita o diagnóstico precoce e a introdução de intervenções terapêuticas anteriores ao aparecimento de sequelas neurológicas (ARDUINI et al., 2017). Deve ser realizado logo nos primeiros dias de vida do recém-nascido (3º ao 5º), já munido da certidão de nascimento e da carteirinha, que precisa conter os dados do nascimento. Os enfermeiros são fundamentais para o êxito da triagem neonatal, pois são os profissionais que possuem a maior interação com o binômio mãe-filho desde o acompanhamento do pré-natal, consagradas as atividades de continuidade do cuidado nos diversos ciclos de vida (DE MARQUI, 2016).

Coleta do Teste da Mãe Catarinense: em 2019, a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), em parceria com o Estado de Santa Catarina, integrou, aos exames de pré-natal, o exame de triagem Mãe Catarinense. Esse exame detecta, precocemente, hemoglobinopatias, como a Doença Falciforme e a Talassemia Major, além do facilitar o acesso ao tratamento de casos identificados (FEPE, 2019). Quando as gestantes iniciam o pré-natal em uma das unidades de saúde, logo, na primeira consulta, com o enfermeiro, ele já realiza a coleta para o exame de eletroforese de hemoglobina da gestante, e indica os encaminhamentos. Assim, o início do pré-natal, sempre, será de responsabilidade do enfermeiro, pois ele faz a anamnese e o exame físico; solicita e coleta exames; prescreve medicamentos (caso necessário) e cuidados de enfermagem; indica encaminhamentos (também, caso necessário); e evolui toda a consulta realizada.
Atividades de educação em saúde na coletividade: as atividades de educação em saúde são estratégias que potencializam o cuidado de enfermagem ao envolver a assistência ao paciente, ou à coletividade. Ao enfermeiro, cabe a transferência, ou o ensinamento de práticas de cuidado da saúde, a partir de relatos de problemas, experiências e atitudes do próprio paciente, e/ou familiar, vivenciados diariamente (VIEIRA et al., 2017). Para que isso aconteça, o enfermeiro necessita realizar a troca de informações, uma boa relação dialógica, além de estar presente nas vivências das situações-problema do território de abrangência no qual atua (COSTA et al., 2020).

Essa pergunta também está no material:

Assistência de Enfermagem na Saúde
244 pág.

Saúde Coletiva Eem Almir PintoEem Almir Pinto

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O teste do pezinho é um exame laboratorial que faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal. Esse exame permite a investigação de doenças infecciosas, genéticas e metabólicas, possibilitando o diagnóstico precoce e a introdução de intervenções terapêuticas antes do aparecimento de sequelas neurológicas. Deve ser realizado nos primeiros dias de vida do recém-nascido, entre o 3º e o 5º dia, com a certidão de nascimento e a carteirinha do bebê. Os enfermeiros desempenham um papel fundamental na triagem neonatal, pois têm uma interação significativa com a mãe e o bebê desde o pré-natal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais