Buscar

Está escrito no Artigo 5º da Constituição Federal de 1988:“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos br...

Está escrito no Artigo 5º da Constituição Federal de 1988:“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

Assim foram definidos os direitos civis pelo Estado brasileiro, para que eles sejam válidos em todo o território nacional. Esse grupo de direitos, ao lado dos direitos políticos e sociais, buscam garantir que a liberdade de escolha seja uma das principais bases da vida em sociedade.

Por meio deles, podemos afirmar que o poder constituinte propôs uma ruptura com a dominação baseada em relações comunitárias tradicionais, que caracterizavam as sociedades medievais, teológicas, marcadas por um modo de produção feudal e fortemente hierarquizadas. Nessas sociedades uma pessoa ocupava um lugar superior à outra na pirâmide social, que não representava apenas diferenças econômicas entre a população, mas também de direitos.

No sentido contrário ao texto constitucional, no dia 10/1023, a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A medida está prevista no parecer do relator, deputado Pastor Eurico (PL-PE), apresentado ao Projeto de Lei 580/07 e aos textos apensados a ele. O parecer recebeu 12 votos favoráveis e 5 contrários.

Considerando as informações apresentadas no texto, bem como a situação social dos grupos LGBTQIAPN+, avalie as afirmações a seguir.

  1. Os discursos e as práticas contra a diversidade sexual e de gênero são incompatíveis com os direitos civis assegurados pela constituição de 1988, vigente no Brasil.
  2. A violência contra os grupos LGBTQIAPN+ é histórica, simbólica, psicológica e física, ocorrendo em razão de estereótipos que se relacionam com valores de sociedades de épocas passadas.
  3. A partir dos 40 anos de idade, há uma maior incidência de violência sobre pessoas heterossexuais em relação aos outros grupos, o que indica que a vulnerabilidade independe da orientação sexual.
  4. A iniciativa da comissão que aprovou o PL 580/07 demonstra que o combate à LGBTfobia no Brasil é facilitada, dado ao comprometimento dos parlamentares com a implementação efetiva dos direitos civis.

Quais afirmativas são verdadeira?

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: 1. Os discursos e as práticas contra a diversidade sexual e de gênero são incompatíveis com os direitos civis assegurados pela constituição de 1988, vigente no Brasil. - Esta afirmativa é verdadeira, pois a Constituição Federal de 1988 garante a igualdade e a inviolabilidade dos direitos à liberdade e à igualdade para todos, sem distinção de qualquer natureza. 2. A violência contra os grupos LGBTQIAPN+ é histórica, simbólica, psicológica e física, ocorrendo em razão de estereótipos que se relacionam com valores de sociedades de épocas passadas. - Esta afirmativa é verdadeira, pois a violência contra grupos LGBTQIAPN+ é uma realidade histórica e multifacetada, relacionada a estereótipos e preconceitos enraizados na sociedade. 3. A partir dos 40 anos de idade, há uma maior incidência de violência sobre pessoas heterossexuais em relação aos outros grupos, o que indica que a vulnerabilidade independe da orientação sexual. - Esta afirmativa é falsa, pois a vulnerabilidade e a incidência de violência não estão diretamente ligadas à orientação sexual, mas sim a outros fatores como preconceito, discriminação e desigualdades sociais. 4. A iniciativa da comissão que aprovou o PL 580/07 demonstra que o combate à LGBTfobia no Brasil é facilitada, dado ao comprometimento dos parlamentares com a implementação efetiva dos direitos civis. - Esta afirmativa é falsa, pois a aprovação de um projeto que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo não demonstra comprometimento com a implementação efetiva dos direitos civis, mas sim uma restrição desses direitos para determinados grupos. Portanto, as afirmativas verdadeiras são: 1 e 2.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina