Buscar

Sobre a Psicologia Jurídica no Brasil é correto afirmar que: Os primeiros trabalhos de psicólogos na área consistiam na realização de avaliações ps...

Sobre a Psicologia Jurídica no Brasil é correto afirmar que:
Os primeiros trabalhos de psicólogos na área consistiam na realização de avaliações psicológicas de adultos criminosos e adolescentes infratores, realizadas por profissionais concursados pelo Tribunal de Justiça.
A atuação de psicólogos brasileiros na área da Psicologia Jurídica sofreu, ao longo dos últimos anos, uma importante expansão, atuando diretamente no Sistema de Garantia de Direitos da Infância, da Juventude, da Família, das Mulheres e dos Idosos.
O psicólogo que atua na área jurídica deve responder a todas as solicitações dos operadores do Direito, com a finalidade de fornecer informações científicas sobre o comportamento humano e suas motivações.
A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia; caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito.
O objeto de estudo da Psicologia Jurídica é o comportamento anormal do indivíduo, que o leva a desconsiderar as leis vigentes e, consequentemente, a realizar uma conduta criminosa.
a) Os primeiros trabalhos de psicólogos na área consistiam na realização de avaliações psicológicas de adultos criminosos e adolescentes infratores, realizadas por profissionais concursados pelo Tribunal de Justiça.
b) A atuação de psicólogos brasileiros na área da Psicologia Jurídica sofreu, ao longo dos últimos anos, uma importante expansão, atuando diretamente no Sistema de Garantia de Direitos da Infância, da Juventude, da Família, das Mulheres e dos Idosos.
c) O psicólogo que atua na área jurídica deve responder a todas as solicitações dos operadores do Direito, com a finalidade de fornecer informações científicas sobre o comportamento humano e suas motivações.
d) A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia; caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito.
e) O objeto de estudo da Psicologia Jurídica é o comportamento anormal do indivíduo, que o leva a desconsiderar as leis vigentes e, consequentemente, a realizar uma conduta criminosa.

Essa pergunta também está no material:

AVA - Psicologia Juridica (questionario I)
10 pág.

Psicologia Jurídica Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) Os primeiros trabalhos de psicólogos na área consistiam na realização de avaliações psicológicas de adultos criminosos e adolescentes infratores, realizadas por profissionais concursados pelo Tribunal de Justiça. - Correto. b) A atuação de psicólogos brasileiros na área da Psicologia Jurídica sofreu, ao longo dos últimos anos, uma importante expansão, atuando diretamente no Sistema de Garantia de Direitos da Infância, da Juventude, da Família, das Mulheres e dos Idosos. - Correto. c) O psicólogo que atua na área jurídica deve responder a todas as solicitações dos operadores do Direito, com a finalidade de fornecer informações científicas sobre o comportamento humano e suas motivações. - Incorreto. d) A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia; caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito. - Correto. e) O objeto de estudo da Psicologia Jurídica é o comportamento anormal do indivíduo, que o leva a desconsiderar as leis vigentes e, consequentemente, a realizar uma conduta criminosa. - Incorreto. Portanto, as alternativas corretas são: a), b) e d).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais