Buscar

O Ordenamento Jurídico Brasileiro adota o sistema da independência acerca da relação entre ação penal e a ação civil decorrente de uma infração pen...

O Ordenamento Jurídico Brasileiro adota o sistema da independência acerca da relação entre ação penal e a ação civil decorrente de uma infração penal. Por esse sistema, ambas as ações podem ser propostas de maneira independente, pois versam sobre direitos diferentes (direito privado de cunho patrimonial e direito do Estado de punir). Renato Brasileiro assevera que há um certo grau de mitigação no Sistema da Independência, haja vista que o próprio juiz pode fixar, na sentença condenatória, um quantum a título de reparação pelos danos causados (indenização mínima), à luz do art. 387, IV, CPP. São 2 as formas de obter a indenização civil por danos decorrentes da infração penal: 1) Execução civil ex delicto (art. 63, CPP) 2) Ação civil ex delicto (art. 64, CPP). Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente a diferença entre Execução Civil Ex Delicto e Ação Civil Ex Delicto?

EXECUÇÃO CIVIL EX DELICTO: Fundamento legal: art. 63, CPP. Exige o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, visto que a sentença penal funciona como um título executivo judicial. Pode ser proposta a qualquer momento. Deve ser proposta exclusivamente em face do condenado. O juiz pode suspender o curso da ação civil até o julgamento definitivo da ação penal.
AÇÃO CIVIL EX DELICTO: Fundamento legal: art. 64, CPP. Não exige o trânsito em julgado da sentença penal condenatória e pode ser proposta ao mesmo tempo que a ação penal. Pode ser proposta em face do condenado ou do responsável civil (ex.: tutor, curador, empregador, pais – em caso de filhos menores).

Essa pergunta também está no material:

Caderno de Doutrina (3)
201 pág.

Concurso Inss ExatasExatas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença entre Execução Civil Ex Delicto e Ação Civil Ex Delicto é a seguinte: - Execução Civil Ex Delicto: Fundamenta-se no art. 63 do CPP, requer o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, pode ser proposta a qualquer momento, deve ser direcionada exclusivamente contra o condenado e o juiz pode suspender o curso da ação civil até o julgamento definitivo da ação penal. - Ação Civil Ex Delicto: Baseia-se no art. 64 do CPP, não exige o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, pode ser proposta simultaneamente à ação penal, pode ser direcionada contra o condenado ou o responsável civil (como tutor, curador, empregador, pais em caso de filhos menores).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando