Buscar

Sobre a língua portuguesa na América, podemos afirmar que foi amplamente difundida desde o início da colonização, sendo proibidos qualquer idioma i...

Sobre a língua portuguesa na América, podemos afirmar que
foi amplamente difundida desde o início da colonização, sendo proibidos qualquer idioma indígena ou africano em todo o território.
passou por diversos percalços e influências até se estabelecer como idioma predominante em todo o território, não sem assimilar diversos vocábulos e expressões inexistentes em Portugal.
Jesuítas foram instruídos a repelir qualquer comunicação na língua dos indígenas na colônia, o que dificultou a evangelização na América no século XVI; apenas depois de ensinarem a língua portuguesa aos nativos foi possível iniciar a catequização.
cedeu especialmente aos idiomas trazidos pelos escravos, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que falavam ioruba e banto; não era incomum que os senhores de engenho aprendessem a se comunicar nesses idiomas, o que fez com que várias palavras dessa origem permanecessem no idioma português falado na colônia.
com a influência do espanhol devido à proximidade das colônias na América, a língua portuguesa que se estabeleceu no Brasil passou a ser bastante diferente da falada em Portugal, o que dificultou a comunicação já no período colonial.
a) I and II are correct.
b) II and IV are correct.
c) III and V are correct.

Essa pergunta também está no material:

revisao (4)
5 pág.

Metodologia Científica Faculdade Única de IpatingaFaculdade Única de Ipatinga

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmações: I. "foi amplamente difundida desde o início da colonização, sendo proibidos qualquer idioma indígena ou africano em todo o território." - Esta afirmação está incorreta, pois idiomas indígenas e africanos foram amplamente falados e influenciaram o português na América. II. "passou por diversos percalços e influências até se estabelecer como idioma predominante em todo o território, não sem assimilar diversos vocábulos e expressões inexistentes em Portugal." - Esta afirmação está correta, pois o português na América passou por diversas influências e assimilou novos vocábulos e expressões. III. "Jesuítas foram instruídos a repelir qualquer comunicação na língua dos indígenas na colônia, o que dificultou a evangelização na América no século XVI; apenas depois de ensinarem a língua portuguesa aos nativos foi possível iniciar a catequização." - Esta afirmação está incorreta, pois os jesuítas aprenderam e utilizaram as línguas indígenas na catequização. IV. "cedeu especialmente aos idiomas trazidos pelos escravos, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que falavam ioruba e banto; não era incomum que os senhores de engenho aprendessem a se comunicar nesses idiomas, o que fez com que várias palavras dessa origem permanecessem no idioma português falado na colônia." - Esta afirmação está correta, pois houve influência dos idiomas africanos na formação do português falado na colônia. V. "com a influência do espanhol devido à proximidade das colônias na América, a língua portuguesa que se estabeleceu no Brasil passou a ser bastante diferente da falada em Portugal, o que dificultou a comunicação já no período colonial." - Esta afirmação está incorreta, pois a influência do espanhol não foi significativa a ponto de tornar o português no Brasil muito diferente do português de Portugal. Portanto, a alternativa correta é: b) II and IV are correct.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina