Buscar

Questão 1/10 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica Leia a citação: “Como todas as monarquias, sua história e de lutas pela influênci...

Questão 1/10 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Leia a citação:

“Como todas as monarquias, sua história e de lutas pela influência na corte, de conflito entre gerações, de emaranhadas rivalidades sexuais e políticas, de complôs reais e suspeitados. Mas é também uma história de notável estabilidade. Se era em grande parte verdade que [...] ‘imperadores não morrem na cama’, era também verdade que os assassinatos de muitos imperadores não parecem ter conseguido realmente abalar o sistema em si”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WOOLF, G. Roma: a história de um império. Trad. Mário Molina. São Paulo: Cultrix, 2017, p. 216.

Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre o Alto Império em Roma, é correto afirmar que:
A A estrutura política romana imperial era extremamente excludente, impedindo o acesso à cidadania até para as elites provinciais.
B A manutenção da autoridade romana era devida à religião, na medida em que apenas o imperador poderia ser cultuado no império.
C Após as guerras civis do final da república, o exército romano se desmobilizou, e a segurança era feita por mercenários pagos pelo Império.
D Apesar de controlar o exército, o imperador garantia autonomia total ao senado e ao povo na condução da política imperial.
E O sistema imperial se baseava na forte centralização política na pessoa do imperador, na manutenção de um exército profissional de cidadãos e nas alianças com as elites provinciais.
A alternativa correta é a (E)

Essa pergunta também está no material:

História da Antiguidade Clássica
2 pág.

História EMEF Cleres Martins MoreiraEMEF Cleres Martins Moreira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) A estrutura política romana imperial era extremamente excludente, impedindo o acesso à cidadania até para as elites provinciais. - Esta afirmação está incorreta, pois a estrutura política romana imperial permitia o acesso à cidadania para algumas elites provinciais. B) A manutenção da autoridade romana era devida à religião, na medida em que apenas o imperador poderia ser cultuado no império. - Esta afirmação está incorreta, pois a religião desempenhava um papel importante, mas não era o único fator para a manutenção da autoridade romana. C) Após as guerras civis do final da república, o exército romano se desmobilizou, e a segurança era feita por mercenários pagos pelo Império. - Esta afirmação está incorreta, pois o exército romano permaneceu ativo e não foi substituído por mercenários. D) Apesar de controlar o exército, o imperador garantia autonomia total ao senado e ao povo na condução da política imperial. - Esta afirmação está incorreta, pois o imperador detinha grande poder e influência na condução da política imperial. E) O sistema imperial se baseava na forte centralização política na pessoa do imperador, na manutenção de um exército profissional de cidadãos e nas alianças com as elites provinciais. - Esta afirmação está correta, pois o sistema imperial romano era centralizado na figura do imperador, contava com um exército profissional e estabelecia alianças com as elites provinciais. Portanto, a alternativa correta é a (E).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais