Buscar

Paciente feminina de 58 anos, em tratamento quimioterápico de neoplasia de mama e radioterápico devido lesão secundária em coluna torácica, interna...

Paciente feminina de 58 anos, em tratamento quimioterápico de neoplasia de mama e radioterápico devido lesão secundária em coluna torácica, internada para controle álgico e reabilitação devido redução da mobilidade. Durante a internação, acionado time de resposta rápida por dispneia iniciada há 3 horas, taquicardia (FC 128 bpm) e dessaturação (SatO2 84% em ar ambiente), mantendo-se normotensa (PA 132x78 mmHg) e bem perfundida (TEC 2s). Após avaliação inicial e início de suporte de O2, você, que faz parte do time de resposta rápida, solicitou Rx de tórax (imagem abaixo). Assinale a alternativa correta.

A. Pneumonia bacteriana é a principal hipótese diagnóstica; devem ser coletas culturas e iniciada antibioticoterapia.
B. Tromboembolismo pulmonar é a principal hipótese diagnóstica; conforme os critérios de Wells, deve ser dosado D-dímero para auxílio diagnósticos.
C. Tromboembolismo pulmonar é a principal hipótese diagnóstica, conforme os critérios de Wells, paciente tem risco alto para a patologia, sendo indicada solicitação de AngioTomografia protocolo TEP diretamente, sem necessidade de dosagem de D-dímero.
D. Tromboembolismo pulmonar é a principal hipótese diagnóstica, conforme os critérios de Wells paciente já tem diagnóstico confirmado.

Essa pergunta também está no material:

APROVA MEDWAY 1 2024 PROVA COMENTADA
276 pág.

Residência Medica Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: A. Pneumonia bacteriana é a principal hipótese diagnóstica; devem ser coletas culturas e iniciada antibioticoterapia. B. Tromboembolismo pulmonar é a principal hipótese diagnóstica; conforme os critérios de Wells, deve ser dosado D-dímero para auxílio diagnóstico. C. Tromboembolismo pulmonar é a principal hipótese diagnóstica, conforme os critérios de Wells, paciente tem risco alto para a patologia, sendo indicada solicitação de AngioTomografia protocolo TEP diretamente, sem necessidade de dosagem de D-dímero. D. Tromboembolismo pulmonar é a principal hipótese diagnóstica, conforme os critérios de Wells, paciente já tem diagnóstico confirmado. Com base na descrição do caso, a alternativa correta é a letra C. Tromboembolismo pulmonar é a principal hipótese diagnóstica, conforme os critérios de Wells, paciente tem risco alto para a patologia, sendo indicada solicitação de AngioTomografia protocolo TEP diretamente, sem necessidade de dosagem de D-dímero.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais