Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Eliana Menezes é correto afirmar que: I. O olhar destinado para o aluno com DI parte de uma compreensão incapacitante de deficiência. II. A visão do aluno com Deficiência intelectual resulta dos processos históricos de avaliação, diagnóstico e produção desse sujeito pelo saber clínico. III. O sujeito com DI (já nomeado como idiota, débil mental, deficiente mental, mongoloide...) tem sido pensado a partir de padrões de QI que indicam previamente quais serão suas conquistas. IV. O indivíduo com Deficiência intelectual não precisa nem ter nascido para que os manuais clínicos já consigam prever quais serão suas possibilidades de desenvolvimento ao longo de sua vida, atrelando potencialidades e incapacidades ao grau de QI (Coeficiente intelectual). Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II, III e IV.
II, III.
I e IV.
I, III e IV.
A) I, II, III e IV.
B) II, III.
C) I e IV.
D) I, III e IV.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: I. O olhar destinado para o aluno com DI parte de uma compreensão incapacitante de deficiência - Correto. II. A visão do aluno com Deficiência intelectual resulta dos processos históricos de avaliação, diagnóstico e produção desse sujeito pelo saber clínico - Correto. III. O sujeito com DI (já nomeado como idiota, débil mental, deficiente mental, mongoloide...) tem sido pensado a partir de padrões de QI que indicam previamente quais serão suas conquistas - Correto. IV. O indivíduo com Deficiência intelectual não precisa nem ter nascido para que os manuais clínicos já consigam prever quais serão suas possibilidades de desenvolvimento ao longo de sua vida, atrelando potencialidades e incapacidades ao grau de QI (Coeficiente intelectual) - Correto. Portanto, a alternativa correta é: A) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre o Atendimento Educacional Especializado é correto afirmar sobre sua função em relação ao aluno com autismo. Assinale a afirmativa correta:
V – F – V – F.
A) V – F – V – F.
B) F – V – V – F.
C) F – F – V – V.
D) V – V – V – V.

Nas diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) é estabelecido em relação a inclusão dos alunos surdos na escola regular, que: Assinale a afirmativa correta:
A “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino em escolas de línguas a Língua Portuguesa e na língua de sinais. O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes não surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais estudantes da escola”.
B “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais estudantes da escola”.
C “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua espanhola, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade oral para estudantes surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Espanhola e o ensino da Libras para os demais estudantes da escola”.
D “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Inglesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Inglesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes normais, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e e Lingua Inglesa para os demais estudantes da escola”.
A
B
C
D

A nota técnica Nota técnica SEESP/GAB nº 19/2010 visou regulamentar as práticas realizadas no contexto educacional. Considerando essa nota, os termos que completam correta e respectivamente as lacunas são:
A nota técnica buscava garantir a existência de profissionais específicos para a realização de apoio para atividades de _______________________para os estudantes que não realizam essas atividades com independência. O documento aponta também que _________________________nem se responsabilizar pelo ensino destes alunos. Ou seja, a preocupação deveria centra-se _________________________________a fim de que ele possa realizar o trabalho pedagógico com o aluno.
A Locomoção, higiene e alimentação - não seria atribuição desse profissional desenvolver atividades educacionais diferenciadas - em subsidiar o professor em sala de aula.
B Locomoção, higiene e alimentação - seria atribuição desse profissional desenvolver atividades educacionais diferenciadas - em subsidiar o professor da sala de recursos.
C Locomoção, higiene e alimentação - seria atribuição desse profissional desenvolver atividades educacionais iguais a turma - em subsidiar o professor em sala de aula.
D Locomoção, pedagógica e psicológica - não seria atribuição desse profissional desenvolver atividades educacionais diferenciadas - em subsidiar o professor em sala de aula.

O Transtorno do Espectro Autista é classificado no Diagnóstico de Doenças Mentais (DSM-5) como: Assinale a alternativa correta:

A Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, apresentando déficit nas dimensões sócio comunicativos e comportamentais, classificados de moderado a severo. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.
B Transtorno do Neurodesenvolvimento, apresentando déficit nas dimensões de capacidade de escrita da pessoa e as habilidades motoras finas. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.
C Dislexia, sendo uma deficiência de aprendizagem específica que afeta as habilidades de leitura e processamento de linguagem relacionadas. Apresenta déficit nas dimensões sócio comunicativos e comportamentais, classificados de leve a severo. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.
D Transtorno do Neurodesenvolvimento, apresentando déficit nas dimensões sócio comunicativos e comportamentais, classificados de leve a severo. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.

Analise as afirmativas abaixo em relação a Educação de Surdos e assinale a alternativa com os itens corretos:
I.É crucial compreender a surdez e educação de surdos como a mesma coisa.
II. A surdez vem sendo significada a partir da compreensão cultural da deficiência.
III. Na década de 1990, a educação de surdos passa a ser significada a partir de uma perspectiva bilíngue.
IV. Há a necessidade de se pensar ambientes educacionais que sejam linguisticamente favoráveis ao desenvolvimento do aluno surdo.
A II, III e a IV.
B II e a IV.
C I, II e a IV.
D I, III e a IV.

Mais conteúdos dessa disciplina