Buscar

10. A interpretação jurídica é um meio de aplicar a legislação, em que devem ser considerados pelo intérprete a literalidade da lei, a coerência si...

10. A interpretação jurídica é um meio de aplicar a legislação, em que devem ser considerados pelo intérprete a literalidade da lei, a coerência sistemática e hierárquica das leis, a vontade do legislador como aspecto histórico e as circunstâncias do caso concreto. Por fim, a finalidade objetiva da lei extraída do próprio sistema jurídico e, em caso de lacunas substanciais, devemos buscar na Constituição e nos princípios fundamentais a solução do conflito normativo que se apresenta. Para tanto se socorre, conforme a doutrina, de elementos interpretativos. Sobre alguns desses elementos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Interpretação gramatical.
II- Interpretação lógica.
III- Interpretação sistemática.
( ) Essa interpretação, em sentido amplo é a pesquisa do sentido da norma à luz de qualquer elemento exterior com o qual ela deve se compatibilizar.
( ) Essa interpretação é a responsável pela unidade e coerência do ordenamento jurídico. O legislador não cria o ordenamento jurídico, mas um conjunto de normas que são desconexas.
( ) É a interpretação que consiste numa análise morfológica e sintática do texto normativo. Por ela, se procuram verba legis. Essa era a única interpretação admitida pela Escola de Exegese na França. Essa Escola surgiu com a pretensão de fazer a exegese do Código.
A. ( ) F - V - V.
B. ( ) V - F - V.
C. ( ) V - V - V.
D. ( ) F - F - F.

Essa pergunta também está no material:

prova final introdução ao estudo do direito nilson
5 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as associações entre os elementos interpretativos e suas descrições, temos: I- Interpretação gramatical: É a interpretação que consiste numa análise morfológica e sintática do texto normativo. Por ela, se procuram verba legis. Essa era a única interpretação admitida pela Escola de Exegese na França. Essa Escola surgiu com a pretensão de fazer a exegese do Código. II- Interpretação lógica: Essa interpretação, em sentido amplo é a pesquisa do sentido da norma à luz de qualquer elemento exterior com o qual ela deve se compatibilizar. III- Interpretação sistemática: Essa interpretação é a responsável pela unidade e coerência do ordenamento jurídico. O legislador não cria o ordenamento jurídico, mas um conjunto de normas que são desconexas. Dessa forma, a associação correta é: A. (C) V - V - V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina