Buscar

Sobre IoT, é correto afirmar:  A)  A difusão massiva da IoT cria uma sobrecarga no uso do espectro de frequências licenciadas, sendo que a grande ...

Sobre IoT, é correto afirmar: 


A) 

A difusão massiva da IoT cria uma sobrecarga no uso do espectro de frequências licenciadas, sendo que a grande maioria dos dispositivos na ponta estão na rede através de conexões sem fio, de alta taxa de transmissão, baseadas em redes celulares.

B) 

Da natureza intrínseca das conexões de sensores à rede, a taxa de dados por sensor geralmente é baixa, sendo essa limitada pelo cenário de propagação: grandes alcances de propagação têm baixa taxa de transmissão, como no protocolo LoRa; ao passo que em regiões de forte urbanização, redes de dados móveis e Wi-Fi proporcionam maiores taxas de transmissão com redes comumente mais compactas.

C) 

O processamento na ponta (do inglês Edge computing) permite que os dispositivos reduzam o peso de processamento nos servidores, porém aumentam o tráfego de dados na rede.

D) 

O protocolo IPv6 não pode ser aplicado para IoT, pois tem um endereçamento de 64-bits, incompatível com microcontroladores de 32-bits.

E) 

O protocolo MQTT (do inglês Message Queue Telemetry Transport) ainda não é muito difundido em aplicações em IoT, por ser um protocolo de pesado processamento, não sendo compatível para dispositivos microcontrolados, de baixo custo.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) A difusão massiva da IoT cria uma sobrecarga no uso do espectro de frequências licenciadas, sendo que a grande maioria dos dispositivos na ponta estão na rede através de conexões sem fio, de alta taxa de transmissão, baseadas em redes celulares. - Esta afirmação está incorreta. A IoT, apesar de aumentar o número de dispositivos conectados, não necessariamente cria uma sobrecarga no espectro de frequências licenciadas. B) Da natureza intrínseca das conexões de sensores à rede, a taxa de dados por sensor geralmente é baixa, sendo essa limitada pelo cenário de propagação: grandes alcances de propagação têm baixa taxa de transmissão, como no protocolo LoRa; ao passo que em regiões de forte urbanização, redes de dados móveis e Wi-Fi proporcionam maiores taxas de transmissão com redes comumente mais compactas. - Esta afirmação está correta. A taxa de dados por sensor na IoT geralmente é baixa e depende do cenário de propagação. C) O processamento na ponta (do inglês Edge computing) permite que os dispositivos reduzam o peso de processamento nos servidores, porém aumentam o tráfego de dados na rede. - Esta afirmação está correta. O Edge computing reduz o processamento nos servidores centrais, mas pode aumentar o tráfego de dados na rede. D) O protocolo IPv6 não pode ser aplicado para IoT, pois tem um endereçamento de 64-bits, incompatível com microcontroladores de 32-bits. - Esta afirmação está incorreta. O IPv6 pode ser aplicado na IoT, independentemente do tamanho do endereçamento. E) O protocolo MQTT (do inglês Message Queue Telemetry Transport) ainda não é muito difundido em aplicações em IoT, por ser um protocolo de pesado processamento, não sendo compatível para dispositivos microcontrolados, de baixo custo. - Esta afirmação está incorreta. O protocolo MQTT é amplamente utilizado em aplicações de IoT devido à sua eficiência e baixo consumo de recursos. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando