Logo Passei Direto
Buscar
6. (ENADE – 2017 Adaptada) “Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades”. Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve – se assegurar a esse aluno:

a) Escolarização que atenda à proposta bilíngue, considerando – se a língua de sinais como sua primeira língua.
b) AEE, priorizando a língua portuguesa, para garantir a educação bilíngue.
c) Priorizar avaliações na língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância do registro da aprendizagem.
d) Ensino da Libras após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo a alfabetização de ouvintes.
e) Educação inclusiva apesar da surdez não se enquadrar no campo da deficiência física ou das limitações de mobilidade.
User badge image
EducaFit

ano passado

User badge image
EducaFit

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas com base na situação apresentada e na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. a) Escolarização que atenda à proposta bilíngue, considerando – se a língua de sinais como sua primeira língua. - Esta opção está alinhada com a proposta de educação bilíngue, onde a Libras é reconhecida como a primeira língua do aluno surdo. b) AEE, priorizando a língua portuguesa, para garantir a educação bilíngue. - Essa opção não é adequada, pois priorizar a língua portuguesa pode não atender às necessidades do aluno que já é fluente em Libras. c) Priorizar avaliações na língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância do registro da aprendizagem. - Essa opção não considera as dificuldades do aluno com a língua portuguesa e não é a abordagem mais inclusiva. d) Ensino da Libras após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo à alfabetização de ouvintes. - Essa opção não é adequada, pois o aluno já é fluente em Libras e a abordagem deve ser diferente da alfabetização de ouvintes. e) Educação inclusiva apesar da surdez não se enquadrar no campo da deficiência física ou das limitações de mobilidade. - Essa opção não aborda diretamente as necessidades educacionais do aluno. A alternativa que melhor se alinha com a Política Nacional de Educação Especial e as necessidades do aluno é: a) Escolarização que atenda à proposta bilíngue, considerando – se a língua de sinais como sua primeira língua.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a situação apresentada e a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, a alternativa correta é: a) Escolarização que atenda à proposta bilíngue, considerando a língua de sinais como sua primeira língua.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Aprender e ensinar são processos intimamente relacionados, nos quais o planejamento tem um papel fundamental, que é:
a) favorecer a qualidade do trabalho docente a fim de que o aluno desenvolva sua capacidade intelectual.
b) direcionar o desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno.
c) traduzir na prática as diferentes correntes teóricas relativa ao processo ensino aprendizagem.
d) garantir a coerência e a unidade do trabalho docente por meio de interligação dos elementos do processo de ensino.
e) direcionar a seleção de conteúdos que garantam o alcance dos objetivos definidos pelo(a) professor(a).

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial para ser utilizado pelas escolas e educadores na elaboração de seu Projeto Pedagógico. Trata-se de um referencial curricular prioritariamente comprometido com:
a) uma escola de qualidade para todos os alunos, que garanta o acesso a conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania.
b) uma concepção de educação que privilegia a aprendizagem de conteúdos curriculares tendo em vista as demandas do mercado de trabalho da sociedade do conhecimento, mas que também traduzam a adequação da escola aos interesses da comunidade em que se insere.
c) um modelo interdisciplinar de currículo no qual são valiosas as experiências de vida prévia dos alunos, dos seus saberes cotidianos e aspirações profissionais.
d) um projeto pedagógico estabelecido em âmbito nacional e cujos componentes curriculares devem ser dele extraídos para garantir a identidade cultural do povo brasileiro.
e) nenhuma das alternativas.

De acordo com os PCN, analise as afirmativas a seguir que descrevem as características comuns entre a Educação Física e as outras linguagens:
I. Apresentam a capacidade de articular significados e compartilhá-los.
II. Têm como grande objetivo a interação.
III. Desenvolvem meios para a interpretação de fatos naturais.
IV. Constituem uma herança social.
a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas
e) Todas as afirmativas estão corretas.

O conhecimento dos aspectos do desenvolvimento motor da criança torna-se essencial do ponto de vista educacional e esses conceitos deverão guiar a atuação docente. O estudo do desenvolvimento motor da criança permite ao professor planejar suas aulas e atividades dos conteúdos da Educação Física identificando a correta adequação das práticas às fases do desenvolvimento. Segundo Bacil, Silva e Mazzardo (2020) desenvolvimento e crescimento são termos distintos, mas indissociáveis. Esses dois processos ocorrem ao mesmo tempo e sua velocidade é determinada pela maturação e pelas experiências vivenciadas pelo indivíduo nesse período. Crescimento refere-se ao aumento de tamanho do corpo ou partes dele, pode ocorrer por hiperplasia, hipertrofia ou agregação, onde hiperplasia é o aumento do número de células, hipertrofia consiste no aumento do tamanho das células e agregação é o acréscimo de substâncias intercelulares. O desenvolvimento envolve aspectos biológicos, motores, cognitivos e sociais. O desenvolvimento pode ser classificado pela idade cronológica (idade contada em anos, meses e dias) e pela idade biológica (determinada pela idade morfológica, óssea, dental e sexual). O desenvolvimento inclui todos os aspectos do comportamento humano e, como resultado, somente artificialmente pode ser separado em “áreas”, “fases” ou “faixas etárias”. [..] Muito pode ser ganho com o aprendizado do desenvolvimento motor em todas as idades e com a análise desse desenvolvimento como um processo que dura toda a vida (GALLAHUE et al., 2003).

Julgue os itens a seguir:
I. Aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados no processo de ensino e aprendizagem na área de Educação Física.
II. Embora a ação e a compreensão sejam um processo indissociável, em muitos casos, a ação se processa em frações de segundo, parecendo imperceptível, ao próprio sujeito, que houve processamento mental.
III. É fundamental que as situações de ensino e aprendizagem incluam instrumentos de registro, reflexão e discussão sobre as experiências corporais, estratégicas individuais e grupais que as práticas da cultura corporal oferecem ao aluno.
Está (estão) correto(s):

a) I apenas.
b) II apenas.
c) II e III apenas.
d) I e II apenas
e) I, II e III

A aquisição de habilidades motoras nas aulas de Educação Física acontece devido as seguintes variáveis indissociáveis:

a) Indivíduo, tarefa e ambiente.
b) Biologia, tarefa e indivíduo.
c) Tarefa, exercício e ambiente.
d) Maturação, cultura e ambiente.
e) Ambiente, biologia e indivíduo.

1. Corporeidade refere-se a um conceito fundamentado em uma compreensão:
a) Idealista do corpo, articulada com a vivência do ser no mundo.
b) Dualista do corpo e da mente
c) Ontológica, construída a partir da experiência do ser no mundo.
d) Instrumental da vivência de atividades físicas em geral.
e) Fenomenológica, na qual cada pessoa tem sua relação com símbolos e significados de maneira sociocultural.

Mais conteúdos dessa disciplina