Logo Passei Direto
Buscar
Estudos Disciplinares II Fisioterapia Cardiorrespiratória e Saúde Coletiva Quest. I Pergunta 6 - Paciente de 38 anos, ao realizar uma sessão de exercícios, apresentou elevação de frequência cardíaca de 120 bpm para 160 bpm. A esse respeito, analise o gráfico a seguir. Avaliando o gráfico, pode-se afirmar que o aumento da frequência cardíaca: Respostas: a. Aumenta a pós-carga. b. Diminui a pré-carga. c. Não altera o débito cardíaco. d. Diminui o débito cardíaco. e. Aumenta o débito cardíaco.

a. Aumenta a pós-carga.
b. Diminui a pré-carga.
c. Não altera o débito cardíaco.
d. Diminui o débito cardíaco.
e. Aumenta o débito cardíaco.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as opções: a. Aumenta a pós-carga: Quando a frequência cardíaca aumenta, a pós-carga tende a diminuir devido à diminuição do tempo de diástole, o que facilita a ejeção do sangue do coração. Portanto, essa afirmação está incorreta. b. Diminui a pré-carga: Com o aumento da frequência cardíaca, a pré-carga pode diminuir devido ao menor tempo de enchimento ventricular. Essa afirmação está correta. c. Não altera o débito cardíaco: O débito cardíaco é o volume de sangue bombeado pelo coração em um minuto. Com o aumento da frequência cardíaca, o débito cardíaco tende a aumentar, portanto, essa afirmação está incorreta. d. Diminui o débito cardíaco: Como mencionado anteriormente, o débito cardíaco tende a aumentar com o aumento da frequência cardíaca. Portanto, essa afirmação está incorreta. e. Aumenta o débito cardíaco: Correto, o aumento da frequência cardíaca geralmente resulta em um aumento do débito cardíaco devido ao aumento da quantidade de sangue bombeada pelo coração. Portanto, a alternativa correta é: e. Aumenta o débito cardíaco.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Estudos Disciplinares II Fisioterapia Cardiorrespiratória e Saúde Coletiva Quest. I Pergunta 4 - O posicionamento terapêutico é um recurso bastante utilizado nas UTIs neonatais com vistas a otimizar as trocas gasosas, auxiliar na expansão torácica, contribuir para a digestão, reduzir episódios de apneia e refluxo gastroesofágico, além de proporcionar a organização motora mínima necessária durante o início da vida de recém-nascidos prematuros. Essa técnica faz parte do cuidado multiprofissional e exige integração da equipe durante o procedimento. Com base no texto, avalie as afirmacoes a seguir. I. O simples posicionamento de recém-nascidos prematuros em decúbito lateral ou dorsal elevado pode reduzir episódios de refluxo gastroesofágico após a administração da dieta. II. A posição prona está relacionada ao aumento da complacência pulmonar, melhor sincronia da musculatura toracoabdominal e aumento da mobilização de volume corrente. III. O fisioterapeuta deve orientar a equipe multiprofissional sobre o posicionamento em extensão corporal a ser indicado para reduzir o desconforto respiratório, visto que fortalece a musculatura posterior e facilita o fortalecimento da musculatura abdominal. IV. A equipe multiprofissional deve sempre priorizar a extensão corporal durante todos os manuseios, com a intenção de reforçar o padrão motor do nascimento e otimizar o desenvolvimento motor e a aquisição das funções vitais. É correto apenas o que se afirma em: Respostas: a. I e II. b. I e III. c. II e IV. d. I, III e IV. e. II, III e IV.

a. I e II.
b. I e III.
c. II e IV.
d. I, III e IV.
e. II, III e IV.

Estudos Disciplinares II Fisioterapia Cardiorrespiratória e Saúde Coletiva Quest. I Pergunta 5 - Analise a figura abaixo relacionada ao ciclo respiratório que compreende a inspiração e expiração e assinale a alternativa que reúne as corretas: Fonte: WEST J. B. Fisiologia respiratória: princípios básicos. Porto Alegre: Artmed, 2013. I) A inspiração é um processo ativo, dependente da contração dos músculos inspiratórios que gera um aumento do volume torácico, a diminuição da pressão alveolar e pleural e a entrada do ar. II) A expiração é um processo passivo e depende do recuo elástico do pulmão, por isso pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica que possuem um maior recuo elástico têm ponto de igual pressão e hiperinsuflação pulmonar, o que compromete a mecânica respiratória. III) O Músculo diafragma de pacientes hiperinsuflados é um deficiente gerador de pressão, pois se encontra retificado, o que diminui o ângulo de aposição e a capacidade de gerar força. IV) Na ventilação mecânica, a pressão alveolar é positiva na inspiração e mantém-se positiva na expiração, se for aplicada a PEEP. Estão corretas as afirmativas: Respostas: a. Somente I e II verdadeiras. b. Somente II e III verdadeiras. c. Somente I e IV verdadeiras. d. Somente I, II e III verdadeiras. e. Somente III e IV verdadeiras.

a. Somente I e II verdadeiras.
b. Somente II e III verdadeiras.
c. Somente I e IV verdadeiras.
d. Somente I, II e III verdadeiras.
e. Somente III e IV verdadeiras.

Com base no quadro apresentado, assinale a alternativa que apresenta a estratificação de risco cardiovascular e faixa etária correta para treinamento, levando-se em consideração VO2 Máx e FC Máx (%) de treinamento.

a. Em um indivíduo de 30 anos de idade, saudável e sedentário, com orientação clínica para realizar exercício físico, deve utilizar uma faixa de 90% do consumo máximo de oxigênio ou 92% da frequência cardíaca máxima. São encontrados valores de 176 bpm ou 44 batimentos/15 s.
b. Em um indivíduo de 40 anos de idade, saudável e sedentário, com orientação para realizar exercício físico na faixa de 50% do consumo máximo de oxigênio ou 64% da frequência cardíaca máxima, são encontrados valores de 128 bpm ou 32 batimentos/15 s.
c. Em um indivíduo de 50 anos de idade, saudável e sedentário, com orientação para iniciar a prática do exercício físico na faixa de 60% do consumo máximo de oxigênio ou 72% da frequência cardíaca máxima, são encontrados valores de 128 bpm ou 32 batimentos/15 s.
d. Em um indivíduo de 60 anos de idade, apresentando sinais de isquemia cardíaca ao ECG de esforço físico, com orientação para realizar exercício na faixa aproximada de 30% do consumo máximo de oxigênio ou 51% da frequência cardíaca máxima, são encontrados valores de 100 bpm ou 25 batimentos/15 s.
e. Em um indivíduo de 70 anos de idade, saudável e ativo, que já realiza exercícios físicos regularmente com orientação para realizar exercício na faixa aproximada de 100% do consumo de oxigênio ou 100% da frequência cardíaca máxima, são encontrados valores de 164 bpm ou 41 batimentos/15 s.

Estudos Disciplinares II Fisioterapia Cardiorrespiratória e Saúde Coletiva Quest. I Pergunta 3 - Um fisioterapeuta recebeu um paciente de 65 anos de idade com diagnóstico de enfisema pulmonar para iniciar abordagem em reabilitação pulmonar. A avaliação inicial mostrou índice de massa corporal (IMC) menor que 18, sons respiratórios diminuídos difusamente e presença de sibilos expiratórios e dispneia aos médios esforços confirmada por teste de caminhada. Os exames complementares não foram apresentados pelo paciente. Diante desse caso, a conduta inicial do fisioterapeuta foi a prescrição de exercícios com base nas respostas apresentadas no teste de caminhada, nebulização com medicação broncodilatadora, oxigenoterapia noturna e dieta para aumentar o aporte calórico. Considerando que a reabilitação pulmonar é uma terapia que tem como objetivo maximizar a independência funcional do indivíduo e proporcionar sessões educativas a pacientes e familiares, conclui-se que, na situação acima descrita, a estratégia adotada pelo fisioterapeuta:

a. Foi adequada, pois visa regular a demanda de oxigênio e melhorar a tolerância ao esforço.
b. É típica de atenção primária à saúde, pois aborda a gênese da patologia.
c. Foi inadequada, porque a droga broncodilatadora não tem indicação nesse caso.
d. Foi inadequada, porque não respeita os princípios éticos humanos e profissionais.
e. Foi inadequada, porque o fisioterapeuta utilizou um teste de avaliação cuja aplicação extrapola sua competência profissional.

Analisando as afirmacoes acima, conclui-se que:
I. Na coronariopatia, a indicação da reabilitação para coronariopatas torna-se inquestionável diante das evidências científicas que têm recomendação grau A e evidência de nível 1.
II. Na reabilitação hospitalar – fase 1 – a equipe de profissionais é composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista e psicólogo, o que possibilita a melhor reabilitação para o coronariopata.
a. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
b. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
d. A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
e. As duas afirmações são falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina