Buscar

Sobre os tipos mais frequentes de ictiose congênita ou hereditária, é CORRETO afirmar que: I. Ictiose lamelar: é o tipo mais comum de ictiose, caus...

Sobre os tipos mais frequentes de ictiose congênita ou hereditária, é CORRETO afirmar que:
I. Ictiose lamelar: é o tipo mais comum de ictiose, causada por mutações nos genes que codificam a proteína filagrina, que é importante para formar a estrutura da pele garantindo sua hidratação e evitando a perda de água. Esse tipo de ictiose aparece durante o primeiro ano de vida do bebê.
II. Ictiose bolhosa ou eritrodermia ictiosiforme bolhosa congênita: neste tipo, além da pele muito seca, também podem surgir bolhas preenchidas por líquidos que podem ficar infectadas e liberar um odor fétido. Esse tipo de ictiose geralmente está presente desde o nascimento, causado por mutações nos genes KRT1 ou KRT10, que produzem a queratina da pele, um tipo de proteína que protege a pele e evita a perda de água.
III. Ictiose arlequim: é o tipo mais grave de ictiose que causa um intenso ressecamento que pode esticar a pele e virar os lábios e pálpebras do avesso. A ictiose arlequim é causada por mutações nos genes ABCA12, responsável por produzir proteínas para o desenvolvimento da barreira de proteção da pele.
IV. Ictiose Vulgar: esse tipo de ictiose é causada por uma mutação do gene TGM1, que é responsável pela formação da pele,e os sintomas podem surgir logo após o nascimento.
V. Ictiose ligada ao cromossomo X: apenas surge nos meninos logo após o nascimento, provocando o aparecimento de pele com escamas nas mãos, pés, pescoço, tronco ou nádegas.
A. I, II, III apenas.
B. II, III, IV apenas.
C. III, IV, V apenas.
D. II, III, V apenas.
E. I, II, III, IV, V.

Essa pergunta também está no material:

MÉDICO CLÍNICO GERAL
12 pág.

Concursos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações sobre os tipos mais frequentes de ictiose congênita ou hereditária: I. Ictiose lamelar: é o tipo mais comum de ictiose, causada por mutações nos genes que codificam a proteína filagrina, que é importante para formar a estrutura da pele garantindo sua hidratação e evitando a perda de água. Esse tipo de ictiose aparece durante o primeiro ano de vida do bebê. Correto. II. Ictiose bolhosa ou eritrodermia ictiosiforme bolhosa congênita: neste tipo, além da pele muito seca, também podem surgir bolhas preenchidas por líquidos que podem ficar infectadas e liberar um odor fétido. Esse tipo de ictiose geralmente está presente desde o nascimento, causado por mutações nos genes KRT1 ou KRT10, que produzem a queratina da pele, um tipo de proteína que protege a pele e evita a perda de água. Correto. III. Ictiose arlequim: é o tipo mais grave de ictiose que causa um intenso ressecamento que pode esticar a pele e virar os lábios e pálpebras do avesso. A ictiose arlequim é causada por mutações nos genes ABCA12, responsável por produzir proteínas para o desenvolvimento da barreira de proteção da pele. Correto. IV. Ictiose Vulgar: esse tipo de ictiose é causada por uma mutação do gene TGM1, que é responsável pela formação da pele, e os sintomas podem surgir logo após o nascimento. Correto. V. Ictiose ligada ao cromossomo X: apenas surge nos meninos logo após o nascimento, provocando o aparecimento de pele com escamas nas mãos, pés, pescoço, tronco ou nádegas. Correto. Portanto, a alternativa correta é a letra E) I, II, III, IV, V.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina