Buscar

Pablo, 12 anos, é levado pela sua mãe até a unidade de saúde de seu bairro, pois há cerca de 1 ano se queixa de dor nas pernas, difusa, que ocorria...

Pablo, 12 anos, é levado pela sua mãe até a unidade de saúde de seu bairro, pois há cerca de 1 ano se queixa de dor nas pernas, difusa, que ocorria de 1 a 2 vezes por semana, de maneira irregular, e melhorava com paracetamol ou depois de ficar deitado. Há 2 meses, a dor piorou e Pablo começou a se queixar de dor na região anterior da perna direita, sempre que retorna do treino de corrida, 5 vezes por semana. Nega dor durante a corrida, ao se agachar ou fletir o joelho. Os episódios duram algumas horas, cedem com analgésicos e, por vezes, sem medicamentos; contudo incomodam bastante o adolescente, que vem treinando para uma prova de atletismo. Nega quaisquer outros sintomas sistêmicos, incluindo febre e perda de peso. Ao exame físico, há dor apenas na palpação do tubérculo tibial direito, com inchaço leve no local, sem dor a movimentação ativa contra resistência. Considerando a hipótese diagnóstica mais provável para esse caso, a conduta adequada seria
(A) como a doença é autolimitada, deve-se orientar a Pablo e sua mãe que os sintomas podem durar até 12 a 24 meses e a restrição total de atividades físicas nesse período melhora o quadro e diminui a chance de recidivas.
(B) adolescentes esportistas, como Pablo, se beneficiam de infiltração local na entese do tendão patelar e na apófise tibial com lidocaína a 1% e dextrose a 12,5%, caso não melhorem com tratamento conservador.
(C) Pablo deve ser orientado a manter a atividade física de maneira habitual, podendo utilizar analgésicos e aplicar gelo de 10 a 15 minutos, 3 vezes por dia, contraindicando apenas exercícios isométricos e fortalecimento de quadríceps.
(D) como Pablo apresentava uma dor recorrente prévia, deve se esclarecer que não há patologia orgânica provável, a atividade física pode ser mantida de maneira habitual e os analgésicos devem ser evitados nas crises.

Essa pergunta também está no material:

Diagnóstico e Abordagem Médica
19 pág.

Medicina de Família e Comunidade Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as opções fornecidas, a conduta adequada para o caso de Pablo, considerando a hipótese diagnóstica mais provável, seria a alternativa: (C) Pablo deve ser orientado a manter a atividade física de maneira habitual, podendo utilizar analgésicos e aplicar gelo de 10 a 15 minutos, 3 vezes por dia, contraindicando apenas exercícios isométricos e fortalecimento de quadríceps.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando