Buscar

O IMPACTO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O IMPACTO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO BRASIL
É notório nos dias atuais a consolidação de um programa que iniciou-se com um grande desafio de possibilitar a melhoria de indicadores de saúde em um país geograficamente extenso e com regiões de difícil acesso. O mesmo, ampliou significativamente o número de médicos em áreas vulneráveis e longínquas dentro do território brasileiro, permitindo também o aumento dos recursos para a atenção básica, com mais ofertas de equipamentos médicos para municípios carentes, principalmente aqueles que contam com mais de 20% de sua população abaixo da linha de pobreza, melhorando assim vários indicadores de saúde.
Estudos realizados por uma instituição séria como a Fiocruz, entre 2013 e 2017, mostram o grande crescimento do acesso de populações mais vulneráveis aos serviços da atenção primária. Consequentemente, houve uma diminuição no número de mortes e internações por doenças que podem ser prevenidas ou controladas, além de diminuir complicações gestacionais e mortalidade infantil.
O programa também oferece cursos de capacitação e especialização aos médicos participantes, trazendo conteúdos atualizados, na modalidade EAD, onde o profissional tem a possibilidade de organizar sua rotina de estudos de maneira compatível com a sua carga horária de trabalho, aperfeiçoando sua atuação perante o munícipio. 
Portanto, percebe-se que o programa mais médicos, vem contribuindo para uma formação profissional mais empática e humanizada, diminuindo a carência de médicos em localidades periféricas, desenvolvendo assim a equidade, diminuindo assim a desigualdade.

Continue navegando