Buscar

Eduardo iniciou seu acompanhamento clínico no serviço de atenção especializada em HIV/aids. Está com contagem de LT CD4+ de 45 células/mm3. Relata ...

Eduardo iniciou seu acompanhamento clínico no serviço de atenção especializada em HIV/aids. Está com contagem de LT CD4+ de 45 células/mm3. Relata emagrecimento importante, adinamia e tosse esporádica. Sem outras queixas. O(a) médico(a) suspeitou de tuberculose associada. Qual das condutas abaixo estaria melhor recomendada?
Mesmo suspeitando de TB, o(a) médico(a) deve iniciar as profilaxias indicadas, deve investigar TB com agilidade e iniciar ARV precocemente.
a. Iniciar o tratamento antirretroviral, profilaxias primárias para infecções oportunistas e pedir retornar em duas semanas para observar se houve melhora do quadro clínico.
b. Iniciar o tratamento antirretroviral, pois os sintomas apresentados são da própria infecção pelo HIV.
c. Iniciar profilaxias primárias indicadas para o nível de LT CD4 +, agilizar a investigação de tuberculose, iniciando o tratamento de TB de preferência, após rápido retorno do resultado de TRM-TB, e iniciar TARV até a segunda semana após o início de tratamento de TB.
d. Iniciar o tratamento da tuberculose e após 2 semanas iniciar o tratamento antirretroviral.