Buscar

“A classificação dos tipos de fibras é feita pela análise histoquímica de uma amostra de tecido muscular obtida por um procedimento de biópsia por ...

“A classificação dos tipos de fibras é feita pela análise histoquímica de uma amostra de tecido muscular obtida por um procedimento de biópsia por agulha. Esse procedimento, que é relativamente indolor, consiste na introdução de uma agulha do tamanho de um lápis através de uma incisão de 1cm na pele e na face. A incisão é feita sob anestesia tópica.”



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FOSS, Merle L.; KETEYIAN, Steven J. Fox: bases fisiológicas do exercício e do esporte. São Paulo - SP: Guanabara Koogan, 2014,  p. 130.

Considerando as informações acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 2 – O Modelo das Fibras Musculares, de Esportes de Rendimento – Esportes Individuais sobre os tipos de fibra muscular, analise as afirmativas a seguir:



I. Nas fibras musculares glicolíticas, o piruvato produto da glicólise se transforma em lactato na ausência de oxigênio.



II. A creatina fosfato serve como um transportador universal de energia apenas nas fibras musculares oxidativas.



III. A ressíntese de creatina fosfato é mais eficiente nas fibras musculares oxidativas, devido à presença de um número maior de mitocôndrias.



IV. A densidade mitocondrial nas fibras musculares oxidativas não é influenciada pelo treinamento.



Estão corretas as afirmativas:

AI e IV.BI e II.CII e III.DI e III.EIII e IV.

Respostas

81 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: I. Nas fibras musculares glicolíticas, o piruvato produto da glicólise se transforma em lactato na ausência de oxigênio. - Correto. Nas fibras musculares glicolíticas, o piruvato se converte em lactato na ausência de oxigênio. II. A creatina fosfato serve como um transportador universal de energia apenas nas fibras musculares oxidativas. - Incorreto. A creatina fosfato atua como um sistema de energia imediata em todas as fibras musculares, não apenas nas oxidativas. III. A ressíntese de creatina fosfato é mais eficiente nas fibras musculares oxidativas, devido à presença de um número maior de mitocôndrias. - Incorreto. A ressíntese de creatina fosfato é mais eficiente nas fibras musculares glicolíticas, não nas oxidativas. IV. A densidade mitocondrial nas fibras musculares oxidativas não é influenciada pelo treinamento. - Incorreto. A densidade mitocondrial nas fibras musculares oxidativas é influenciada positivamente pelo treinamento. Portanto, a alternativa correta é: A) I e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image