Logo Passei Direto
Buscar
Conforme estudado, a Constituição de 1824 determinava que a instrução primária era gratuita para todos os cidadãos. Foi no século XIX que surgiram as primeiras leis visando organizar a educação do país recém-independente. Sobre isso, podemos afirmar que

A) O Ato Adicional à Constituição determinava que as Províncias seriam as responsáveis pela organização da educação. Isso fez com que em muitos lugares, negros libertos passassem a frequentar as escolas, ainda que em classes separadas das dos brancos.
B) Durante as discussões para a criação da Lei do Ventre Livre, Tavares Bastos, forte crítico da escravidão, conseguiu que fosse aprovada a sua proposta de acesso dos libertos à escolarização, aumentando de forma exponencial o número de alfabetizados no Brasil.
C) O modelo de país que se constituiu a partir da Independência estimulava a discriminação, reservando à população negra a aprendizagem de serviços manuais, negando aos escravizados e libertos o ingresso em escolas, como aponta, entre outras, a proposta de reforma educacional de Leôncio Carvalho (1879).
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: A) O Ato Adicional à Constituição determinava que as Províncias seriam as responsáveis pela organização da educação. Isso fez com que em muitos lugares, negros libertos passassem a frequentar as escolas, ainda que em classes separadas das dos brancos. - Essa afirmação é parcialmente verdadeira, pois o Ato Adicional realmente descentralizou a educação, mas a inclusão de negros libertos nas escolas não foi uma consequência direta e ampla. B) Durante as discussões para a criação da Lei do Ventre Livre, Tavares Bastos, forte crítico da escravidão, conseguiu que fosse aprovada a sua proposta de acesso dos libertos à escolarização, aumentando de forma exponencial o número de alfabetizados no Brasil. - Essa afirmação não é precisa, pois a Lei do Ventre Livre não tratou diretamente do acesso à escolarização. C) O modelo de país que se constituiu a partir da Independência estimulava a discriminação, reservando à população negra a aprendizagem de serviços manuais, negando aos escravizados e libertos o ingresso em escolas, como aponta, entre outras, a proposta de reforma educacional de Leôncio Carvalho (1879). - Essa afirmação é correta, pois reflete a realidade da época, onde a discriminação racial era institucionalizada e a educação para a população negra era bastante limitada. Diante da análise, a alternativa correta é: C) O modelo de país que se constituiu a partir da Independência estimulava a discriminação, reservando à população negra a aprendizagem de serviços manuais, negando aos escravizados e libertos o ingresso em escolas, como aponta, entre outras, a proposta de reforma educacional de Leôncio Carvalho (1879).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as opções: A) O Ato Adicional à Constituição determinava que as Províncias seriam as responsáveis pela organização da educação. Isso fez com que em muitos lugares, negros libertos passassem a frequentar as escolas, ainda que em classes separadas das dos brancos. B) Durante as discussões para a criação da Lei do Ventre Livre, Tavares Bastos, forte crítico da escravidão, conseguiu que fosse aprovada a sua proposta de acesso dos libertos à escolarização, aumentando de forma exponencial o número de alfabetizados no Brasil. C) O modelo de país que se constituiu a partir da Independência estimulava a discriminação, reservando à população negra a aprendizagem de serviços manuais, negando aos escravizados e libertos o ingresso em escolas, como aponta, entre outras, a proposta de reforma educacional de Leôncio Carvalho (1879). A alternativa correta é a letra C, pois ela descreve a realidade da discriminação e exclusão educacional enfrentada pela população negra no Brasil do século XIX.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A partir dos estudos realizados neste módulo, marque a alternativa correta:
Muitas vezes ouvimos expressões como, “Raça não existe” ou “Só existe a raça humana”. No senso comum, a discriminação racial é interpretada mais como uma discriminação de classe do que de cor.
A A escola tende a ter menos conflitos claros, uma vez que os alunos pertencem a uma mesma classe social, assim, formas como: cabo-verde, sarará, mulato, pretinho, mostram uma naturalização da relação de pares.
B Na escola, é recorrente a ideia de que os chamamentos racistas não são realmente importantes. Alunos argumentam que são amigos e que aquilo é uma forma de brincadeira.
C A escola brasileira convivia com uma realidade de comunidade imaginada, como se, apesar de estar no Brasil, não se metia com as relações do Brasil. Tudo mudou com o estabelecimento da Lei 10.639/03: houve uma ampla mudança nos materiais didáticos e nas práticas dos professores em sala de aula, impedindo que casos de racismo ocorram na escola e aumentando a permanência dos alunos negros.
D Os dados levantados em pesquisa pelo IBGE mostram a eficácia das diversas políticas afirmativas no Brasil, como a Lei de Cotas, por exemplo. Atualmente, a população negra (negros e pardos) corresponde à maioria dos matriculados nas universidades, o que tem levado à equiparação do salário desse grupo com o dos brancos, vencendo o problema histórico de nossa desigualdade social.
E Os processos nacionais são marcados por uma irmandade profunda, então, mesmo que existissem conflitos, eles seriam pontuais em uma democracia racial.

Mais conteúdos dessa disciplina