Buscar

Resposta Selecionada: a. As chuvas normalmente caem sobre superfícies inclinadas, telhados e lajes; e superfícies horizontais, lajes e pisos. Par...

Resposta Selecionada: a.

As chuvas normalmente caem sobre superfícies inclinadas, telhados e lajes; e superfícies horizontais, lajes e pisos. Parte delas irá ao encontro de superfícies verticais e escorrerá para um dos dois tipos anteriores. Após a queda, as águas poderão ser encaminhadas até as calhas ou ralos, de onde, através de condutos verticais e horizontais, seguirão até a sarjeta ou a galeria de águas pluviais. As coberturas horizontais de laje deverão impedir o empoçamento, exceto durante as tempestades, pois nesse caso será temporário. Para tanto, essas coberturas deverão ser impermeáveis, sendo que a NBR 10844/1989 especifica ainda que:
I- As superfícies horizontais de laje devem ter uma declividade mínima de 0,5% que garanta o escoamento das águas pluviais até os pontos de drenagem previstos.
II- A drenagem deve ser feita por mais de uma saída, exceto nos casos em que não houver risco de obstrução.
III- Quando necessário, a cobertura deve ser subdividida em áreas menores com caimentos de orientações diferentes, para evitar grandes percursos de água.
IV- Os trechos da linha perimetral da cobertura e das eventuais aberturas na cobertura (escadas, claraboias etc.), que possam receber água em virtude do caimento, devem ser dotados de platibanda ou calha.
V- A inclinação nos casos de calha tipo beiral ou platibanda deverá ser uniforme com no mínimo 0,5%. No caso de calha tipo água furtada, a inclinação deverá ser definida pelo projeto de cobertura.

São corretas:

I, II, III, IV e V.