Buscar

A conduta - ação ou omissão - é um elemento essencial sob o aspecto objetivo do delito. São excluídos do âmbito da conduta os movimentos chamados d...

A conduta - ação ou omissão - é um elemento essencial sob o aspecto objetivo do delito. São excluídos do âmbito da conduta os movimentos chamados de 'reflexos' uma vez que estão fora do domínio da vontade do sujeito. São movimentos que independem do impulso psíquico - do 'querer', da 'vontade' -, a exemplo de quem, por sofrer uma convulsão danifica coisa alheia não pratica crime. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Quem pratica ação ou omissão através de coação a qual não pôde resistir pratica conduta típica. O ato não é seu, mas do coator. Ao contrário, a coação moral não ilide a conduta porque, embora com a vontade viciada, há a conduta.
II- Exteriorização do pensamento: através de um movimento corpóreo ou abstenção indevida de um movimento. Isso significa que o direito penal não pune o pensamento ou mera cogitação por mais imoral, reprovável, que seja. Cogitationis poenam nemo patitur - ninguém pode sofrer pena pelo pensamento.
III- Há crimes que só podem ser praticados por meio de um único ato. Por exemplo, a injúria verbal (art. 140 CP). Esses são os crimes unissubsistentes ou monossubsistentes que são os crimes que não admitem a forma tentada.
IV- Omissão é a conduta positiva, a que consiste na abstenção de um movimento (non facere). Nos crimes omissivos, há na norma penal mandamento imperativo, como o art. 135 do CP (crime de omissão de socorro).
A As afirmativas II e III estão corretas.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D Somente a afirmativa I está correta.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual direito
7 pág.

Direito Penal I Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: I- Quem pratica ação ou omissão através de coação a qual não pôde resistir pratica conduta típica. O ato não é seu, mas do coator. Ao contrário, a coação moral não ilide a conduta porque, embora com a vontade viciada, há a conduta. - Correta. II- Exteriorização do pensamento: através de um movimento corpóreo ou abstenção indevida de um movimento. Isso significa que o direito penal não pune o pensamento ou mera cogitação por mais imoral, reprovável, que seja. Cogitationis poenam nemo patitur - ninguém pode sofrer pena pelo pensamento. - Correta. III- Há crimes que só podem ser praticados por meio de um único ato. Por exemplo, a injúria verbal (art. 140 CP). Esses são os crimes unissubsistentes ou monossubsistentes que são os crimes que não admitem a forma tentada. - Correta. IV- Omissão é a conduta positiva, a que consiste na abstenção de um movimento (non facere). Nos crimes omissivos, há na norma penal mandamento imperativo, como o art. 135 do CP (crime de omissão de socorro). - Correta. Portanto, a alternativa correta é: B) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando