Buscar

Avaliação A3 TEXTO 1: De acordo com registros históricos, o primeiro uso do desenho técnico consta no álbum de desenho da Livraria do Vaticano, j...

Avaliação A3 TEXTO 1: De acordo com registros históricos, o primeiro uso do desenho técnico consta no álbum de desenho da Livraria do Vaticano, já que no ano de 1490, aos 47 anos de idade, o italiano Giuliano de Sangalo (1443-1516), escultor, arquiteto e engenheiro militar, já usava planta e elevação, ou seja, já representava objetos considerando a vista de cima ou superior e a vista de frente ou frontal, exatamente como são feitos os desenhos técnicos atuais. Em 1795, Gaspard Monge (1746-1818), aos 49 anos de idade, criou um método com base na dupla projeção ortogonal de um objeto tridimensional. Monge era matemático e foi quem criou tanto a Geometria Descritiva (base do desenho técnico projetivo) quanto a Geometria Diferencial. Essas duas projeções, chamadas de vista de cima ou superior ou planta e a vista de frente ou frontal ou anterior, representadas em dois planos ortogonais ou perpendiculares (posteriormente denominados π e π’), passaram a ser representadas em um único plano, através de um rebatimento, gerando o que se chama em Geometria Descritiva de épura. Foi a partir do método mongeano e dos conceitos dos diedros de projeções que se chegou à representação gráfica bidimensional de peças e objetos a partir das normas e procedimentos do desenho técnico projetivo. Posteriormente, criou-se o terceiro plano ou plano de perfil (denominado π”), permitindo a representação em três vistas e, no processo evolutivo do Desenho Projetivo, chegou-se à concepção de imaginar o objeto no interior de um hexaedro ou cubo, permitindo a representação em até seis vistas. Abrantes, J.; Filgueiras Filho, C. A. Desenho técnico básico: teoria e prática. 1. ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2018. p. 62. TEXTO 2: Em uma vista em perspectiva, as três faces principais de um objeto são visíveis. Um desenho em perspectiva mostra a altura, a largura e a profundidade do objeto em uma única vista. Ao contrário das vistas ortográficas múltiplas, um desenho em perspectiva mostra a forma tridimensional do objeto em uma única vista. De

Respostas

445 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

viviane b s

Para esboçar um paralelepípedo envolvente (ou seja, o menor paralelepípedo que pode envolver um objeto 3D), siga os seguintes passos:

Materiais Necessários:

  • Papel
  • Lápis
  • Borracha
  • Régua

Passos:

  1. Defina as Proporções:
  2. Antes de começar, você deve decidir as proporções do paralelepípedo. Vamos usar um exemplo genérico com proporções diferentes para comprimento, largura e altura.
  3. Desenhe a Base:
  • Comece desenhando um retângulo que representará a base do paralelepípedo.
  • Utilize a régua para garantir que todos os ângulos sejam retos e as linhas sejam retas.
  1. Desenhe as Linhas de Construção Verticais:
  • De cada um dos quatro vértices do retângulo, trace linhas verticais para cima. A altura dessas linhas será a altura do paralelepípedo.
  • As linhas devem ser traçadas de leve, pois são apenas guias.
  1. Desenhe o Topo:
  • Conecte as extremidades das linhas verticais traçando outro retângulo no topo, paralelo ao retângulo da base.
  1. Complete o Paralelepípedo:
  • Conecte os vértices correspondentes do retângulo da base ao retângulo do topo com linhas retas. Isso formará as arestas verticais do paralelepípedo.
  1. Revise e Ajuste:
  • Verifique se todas as linhas estão corretas e ajustadas.
  • Passe por cima das linhas finais com mais firmeza para destacá-las, e apague as linhas de construção levemente traçadas que não fazem parte da estrutura final.


Abaixo o exemplo do desenho que deve ser feito a mão.

1
Dislike0
User badge image

Ariel Araujo

A representação de objetos empregados no Desenho Técnico convencional abrange esboços, diagramas, gráficos, planos e outras representações. Ele se apropria da geometria e das noções de matemática quando manipula formas geométricas e trabalha com escalas e perspectivas. Devemos ter em mente que o desenho técnico representa o que deve ser executado ou construído. 

Os desenhos eram feitos em papéis, exigindo um grande espaço físico para as enormes pranchetas e mesas de reunião de projeto, limitando a troca de dados em meio físico com o surgimento do CAD modificou este cenário drasticamente. O desenvolvimento dos sistemas CAD acompanhou o desenvolvimento do hardware dos computadores trazendo grandes vantagem como aumento da produtividade; redução da ocorrência de erros; diminuição do tempo de projeto; redução dos custos com o melhor aproveitamento dos recursos e permitir com que o profissional lide com problemas mais complexos.

De modo geral, as ferramentas e recurso do CAD têm a função de auxiliar arquitetos, engenheiros e projetistas a visualizarem seus projetos virtualmente antes de iniciar a sua execução

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina