A afetividade não está relacionada apenas ao contato físico com outra pessoa. Ela tem importante aspecto cognitivo, interligando o sujeito e suas relações com o mundo e com as outras pessoas. Para Corrêa (2015), em qual momento do desenvolvimento humano a afetividade deve ser aprendida: I. Na fase adulta, quando a pessoa necessita usar a afetividade para tomar decisões sobre seu futuro e suas relações. II. No seu momento inicial, logo que o indivíduo nasce e por toda a sua existência. III. No início da adolescência, quando o sujeito utiliza a afetividade como instrumento para lidar com as diferenças. IV. Na etapa em que, já idoso, o indivíduo passa a usar mais afetividade recordando fatos do passado. V. Na fase final da infância, quando a criança usa da afetividade para conseguir a atenção de pais e professores. a) A afirmação II está correta. b) A afirmação I está correta. c) A afirmação III está correta. d) A afirmação V está correta.
Sabe-se que a afetividade pode ser definida como uma condição psicológica dos seres humanos e que envolve vontades associadas às emoções que interferem nas relações sociais. A percepção e classificação dos acontecimentos da vida são auxiliados pelo afeto para preparar e classificar nossas atitudes de reação. Na psicologia, esse processo é definido como:
a) A afirmação II está correta. b) A afirmação III está correta. c) A afirmação I está correta. d) A afirmação V está correta.