Buscar

O líquido coletado de derrames cavitários deve ser analisado com a realização de um exame físico (com observação da coloração, aspecto e determinaç...

O líquido coletado de derrames cavitários deve ser analisado com a realização de um exame físico (com observação da coloração, aspecto e determinação da densidade do líquido), um exame químico (principalmente com a determinação da concentração de proteínas presente no líquido) e com a análise microscópica (com a contagem total de células nucleadas e observação da morfologia celular em lâmina). Com os dados obtidos nessas análises, os líquidos podem ser classificados em transudato puro, transudato modificado ou exsudato.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação dos líquidos cavitários, pode-se afirmar que um exsudato:

A; é um líquido límpido, com coloração variável, que pode coagular facilmente; possui pequena quantidade de células, apesar de bactérias estarem presentes.

B; é um líquido turvo, com coloração variável, que pode coagular facilmente; apresenta grande quantidade de células e bactérias podem estar presentes.

C; é um líquido esbranquiçado com aspecto límpido, que pode sofrer coagulação pelo excesso de proteínas; possui pouca quantidade de células.

D; é um líquido turvo, com coloração variável, que pode sofrer coagulação pelo excesso de proteínas; possui pouca quantidade de células.

E; é um líquido turvo, com coloração esbranquiçada; apresenta pequena quantidade de células, apesar de bactérias estarem presentes.