Buscar

Após a criação das Nações Unidas e dos primeiros instrumentos do sistema global de direitos humanos, houve um processo de regionalização da proteçã...

Após a criação das Nações Unidas e dos primeiros instrumentos do sistema global de direitos humanos, houve um processo de regionalização da proteção dos direitos humanos. Inicialmente, o sistema europeu de direitos humanos foi criado, seguido pelo sistema interamericano e, por fim, o mais recente sistema africano. Os sistemas regionais trabalham em colaboração com instituições atuantes, incluindo governos, instituições nacionais de direitos humanos, organizações não-governamentais locais e escritórios nacionais das agências especializadas da ONU. Nesse sentido, é importante entender como cada um desses sistemas funciona na prática. Acerca do sistema europeu, trata-se do mais bem desenvolvido sistema de proteção. Criado em 1949, o objetivo desse sistema é estreitar a relação entre os países europeus, de forma a promover os ideais, princípios e favorecer o seu progresso na área econômica e social, bem como difundir o respeito pela democracia, os direitos humanos e pelo Estado de direito. Em novembro de 1950, foi aprovada a Convenção para a Proteção dos Direitos dos Homens e das Liberdades Fundamentais. Tal fato inaugurou o sistema regional, haja vista as atrocidades ocasionadas pela Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, esta convenção passou a ser denominada Convenção Europeia de Direitos Humanos. Conforme o art. 32 da Convenção, a competência do Tribunal abrange as questões atinentes à interpretação e à aplicação da Convenção e dos protocolos a ele submetidos nas hipóteses previstas nos artigos 33, 34, 46 e 47. Diante destes elementos, é correto afirmar que:
A Convenção Europeia de Direitos Humanos passou até o momento por 14 protocolos, dentre os quais o importante Protocolo 11, que entrou em vigor em 1º de novembro de 1998 e proporcionou alterações significativas.
O sistema europeu de direitos humanos tem como pressuposto proteger os direitos civis e políticos, enquanto os direitos econômicos, sociais e culturais estão previstos na Carta Social Europeia.
A competência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos abrange as questões relativas à interpretação e à aplicação da Convenção e dos protocolos a ele submetidos nas hipóteses previstas nos artigos 33, 34, 46 e 47.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Organização Acadêmica e Conteúdo
99 pág.

Organização, Sistemas e Métodos Colégio ObjetivoColégio Objetivo

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Você precisa criar uma nova pergunta.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina