Buscar

Veja agora um trecho da poesia lírica de Castro Alves e assinale a alternativa INCORRETA: Boa noite, Maria! Eu vou me embora. A lua nas janelas ba...

Veja agora um trecho da poesia lírica de Castro Alves e assinale a alternativa INCORRETA:

Boa noite, Maria! Eu vou me embora.
A lua nas janelas bate em cheio.
Boa noite, Maria! É tarde... é tarde... Não me apertes assim contra teu seio.
Boa noite! ... E tu dizes - Boa noite. Mas não digas assim por entre beijos... Mas não mo digas descobrindo o peito, — Mar de amor onde vagam meus desejos!
Julieta do céu! Ouve... a calhandra já rumoreja o canto da matina. Tu dizes que eu menti? ... pois foi mentira... Quem cantou foi teu hálito, divina!
Se a estrela-d’alva os derradeiros raios derrama nos jardins do Capuleto, eu direi, me esquecendo d’alvorada: e da personagem feminina apresentada nesses versos de Castro Alves, bastante sensual e provocativa. O eu lírico não consegue se despedir de sua amada, repete várias vezes “boa noite”, mas não consegue deixá-la. Ao chamar sua amada de “Julieta”, nos jardins do Capuleto, faz referências claras à obra shakesperiana. A linguagem é bastante metafórica; as cortinas, por exemplo, são “asas do arcanjo”, que protegem esse amor divino e carnal.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO UNIDADE I - Literatura Brasileira- Poesia J74A_43825_20201
9 pág.

Literatura Brasileira I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando o trecho da poesia lírica de Castro Alves, a alternativa incorreta seria: A) A lua nas janelas baixa.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina