Buscar

A estrutura básica de uma máquina de corrente contínua convencional tem duas partes fisicamente distintas: o estator, que aloja os polos indutores,...

A estrutura básica de uma máquina de corrente contínua convencional tem duas partes fisicamente distintas: o estator, que aloja os polos indutores, os polos auxiliares e, eventualmente, os enrolamentos compensadores; e o rotor, que acomoda as bobinas associadas à conversão de energia e as lâminas do comutador. Como ilustrado em (a) na figura a seguir, os polos indutores - assim chamados porque induzem tensões nas bobinas do rotor - têm a geometria de polos salientes e são envoltos por bobinas do enrolamento do campo indutor ou são constituídos por ímãs permanentes. Os polos auxiliares, fisicamente bem menores que os principais (indutores), são fixados entre eles e, por essa razão, denominados interpolos. O rotor desse tipo de máquina, ilustrado em (b), tem geometria cilíndrica e aloja o enrolamento de armadura constituído por bobinas distribuídas em ranhuras. No eixo do rotor e externamente à estrutura cilíndrica da armadura é fixado o comutador.

  

 

BIM, E. Máquinas elétricas e acionamento. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014 (adaptado).

 

Sobre as características e o funcionamento de motores de corrente contínua como o ilustrado, avalie as afirmações a seguir.

 

I. O comutador é composto por um conjunto de barras de cobre isoladas entre si e atua como concentrador das correntes elétricas que circulam pelo enrolamento acomodado no rotor da máquina.

 

II. Nesse tipo de máquina, escovas fixadas na carcaça são pressionadas por molas contra as barras do comutador, realizando a conexão elétrica entre os terminais externos e internos da armadura.

 

III. Os interpolos são conectados em série com a armadura da máquina e têm como função principal anular possíveis fluxos magnéticos na região interpolar, induzidos pela corrente de armadura.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I e II, apenas.

 

B) 

II e III, apenas.

C) 

I, II e III.

D) 

I, apenas.

 

E) 

III, apenas.