Buscar

Questão 14) Os transformadores para instrumentos (TI) são equipamentos elétricos projetados e construídos especificamente para alimentarem instrum...

Questão 14)


Os transformadores para instrumentos (TI) são equipamentos elétricos projetados e construídos especificamente para alimentarem instrumentos elétricos de medição, controle ou proteção. O módulo de grandeza a ser medido deve ser transformado em uma relação determinada para um valor secundário adequado para o uso em instrumentos de medição, relés e outros instrumentos. Existem dois tipos de transformadores para instrumentos. Um deles é o transformador de potencial (TP), em que o enrolamento primário é ligado em paralelo com um circuito elétrico e o enrolamento secundário se destina a alimentar bobinas de potencial de instrumentos elétricos de medição, controle ou proteção. Na prática, é considerado um redutor de tensão. Já o transformador de corrente (TC) possui o enrolamento primário ligado em série em um circuito elétrico e o enrolamento secundário se destina a alimentar bobinas de corrente de instrumentos elétricos de medição, controle ou proteção.

 

Um exemplo de aplicação de transformadores de potencial para o monitoramento de grandezas em sistemas elétricos é apresentado na figura a seguir. 

 

 

 

OS REQUISITOS dos transformadores para instrumentos. Revista digital AdNormas, 24 nov. 2020. Disponível em: https://revistaadnormas.com.br/2020/11/24/os-requisitos-dos-transformadores-para-instrumentos. Acesso em: 31 mar. 2021 (adaptado).

 

A respeito das características e da utilização de transformadores de potencial para o monitoramento de sistemas elétricos, como o ilustrado na imagem, julgue os itens a seguir.

 

I. A tensão nominal do primário do TP ilustrado é padronizada por classes, de acordo com a norma NBR/ABNT 6855/2009, sendo disponibilizada no instrumento uma série de derivações (taps) para ajuste da tensão de acordo com a aplicação.

 

II. A instalação do TP ilustrado no circuito pode ser realizada entre fases ou entre fase e terra dos circuitos e depende, entre outros fatores, da margem de sobretensão de operação em relação à tensão nominal do circuito.

 

III. O TP apresentado na imagem possui um enrolamento secundário que permite a obtenção de uma tensão normalmente padronizada em 115V, permitindo dimensionar os instrumentos de proteção e medição para esse potencial.

 

É correto o que se afirma em

A) 

II e III, apenas.

B) 

I, II e III.

C) 

I e III, apenas.

 

D) 

II, apenas.

E) 

I, apenas.