Buscar

Questão 1) Certamente, o atual desenvolvimento dos sistemas elétricos de potência não teria sido possível sem os transformadores. Por motivos de o...

Questão 1)


Certamente, o atual desenvolvimento dos sistemas elétricos de potência não teria sido possível sem os transformadores. Por motivos de ordens técnica e econômica, entre a geração da energia elétrica nas grandes usinas e sua final utilização, essa energia é transferida em vários níveis de tensão, níveis esses ditados por um conjunto de fatores que, em última instância, resume-se à obtenção de um mínimo custo aliado à segurança e à eficiência. Diferentemente do que ocorre com transformadores destinados a outras finalidades, particularmente às telecomunicações e à comunicação em geral, os transformadores a serem utilizados em sistemas de potência devem ser projetados e construídos de modo a aliar um custo aceitável com boa regulação de tensão, alto rendimento, baixas correntes e baixas perdas quando operando em vazio.

 

Circuito equivalente de um transformador

 

JORDÃO, Rubens G. Transformadores. São Paulo: Blucher, 2008 (adaptado).

 

Diante do texto sobre transformadores e da figura apresentada, considerando o princípio de funcionamento de transformadores de potência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. A utilização de um circuito equivalente auxilia na compreensão do acoplamento magnético existente entre o primário e o secundário de um transformador, o que indica que a tensão aplicada ao primário provoca o surgimento de parâmetros alterados pela relação de transformação no secundário, indicados como V1 e V2 respectivamente na figura.

 

PORQUE

 

II. A ocorrência do fenômeno magnético no acoplamento de TI se dá pela circulação de corrente no dito primário do transformador, criando o fluxo de dispersão primária, sendo que o modelo do circuito equivalente evidencia as componentes de dispersão e magnetização do núcleo e as resistências dos enrolamentos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

B) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

C) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) 

As asserções I e II são proposições falsas.