Buscar

A evolução no diagnóstico e no tratamento das cardiopatias congênitas das últimas décadas possibilitou maior sobrevida a crianças que antes tinham ...

A evolução no diagnóstico e no tratamento das cardiopatias congênitas das últimas décadas possibilitou maior sobrevida a crianças que antes tinham poucas perspectivas. O sucesso no tratamento dessas disfunções permitiu o crescimento no número de pacientes e seu seguimento propiciou o aparecimento de uma nova população de adultos portadores de cardiopatia congênita. Uma pesquisa científica publicou em 2010 o perfil de pacientes atendidos no ambulatório de cardiopatia congênita adulto do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto no período de 2 de janeiro de 2000 a 31 de dezembro 2007.

 

AMARAL, F. et al. Cardiopatia congênita no adulto: perfil clínico-ambulatorial no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v. 94, n. 6, p. 707-713, jun. 2010. Disponível em: . Acesso em: 10/03/2019.

 

Os resultados do estudo citado mostraram que as cardiopatias mais frequentes, entre as não tratadas, foram comunicação interventricular (CIV), comunicação interatrial (CIA) e estenose pulmonar. Entre cardiopatias corrigidas cirurgicamente, as mais frequentes foram CIA, Tetralogia de Fallot, coarctação da aorta e CIV.

 

Considerando os principais defeitos congênitos no coração e suas características, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras, e F para as falsas.

 

( ) Na estenose pulmonar ocorre um estreitamento na saída do ventrículo direito.

( ) A comunicação interventricular pode ser oriunda de malformações na membrana ou no músculo que separa os ventrículos, com decorrente fluxo sanguíneo entre os ventrículos.

( ) A Tetralogia de Fallot está relacionada à malformação do primeiro campo cardíaco, com efeitos na divisão das câmaras cardíacas.

( ) A comunicação interatrial e a comunicação interventricular são malformações decorrentes de defeitos na divisão das vias de saída.

( ) Um dos defeitos que caracterizam a Tetralogia de Fallot decorre de malformação no septo interventricular.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.

a.

V, V, V, F, F.

b.

V, F, V, F, V.

c.

V, V, F, F, F.

d.

V, V, F, F, V.

e.

F, F, V, V, V.

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina