Logo Passei Direto
Buscar
O eixo argumentativo predominante no texto acima pode ser enquadrado em qual dos tipos abaixo Escolha uma opção: A. Apenas faz indagações sem respondê-las. B. Usa somente comparações. C. Usa dados demonstrativos. D. Parte de estratégias indutivas de argumentação. E. Aponta vários culpados pelo problema.
User badge image
Jucelaine Zamboni

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar as opções de acordo com o que cada uma representa em termos de eixos argumentativos. A. Apenas faz indagações sem respondê-las - Essa opção sugere que o texto se limita a questionar, sem oferecer respostas ou soluções. B. Usa somente comparações - Essa opção indica que o texto se baseia apenas em comparações, o que pode ser limitante. C. Usa dados demonstrativos - Essa opção sugere que o texto se fundamenta em dados concretos para sustentar seus argumentos. D. Parte de estratégias indutivas de argumentação - Essa opção implica que o texto utiliza uma abordagem indutiva, onde se parte de casos específicos para chegar a uma conclusão geral. E. Aponta vários culpados pelo problema - Essa opção sugere que o texto identifica múltiplos responsáveis por uma situação problemática. Sem o texto específico para análise, não posso determinar com certeza qual é a opção correta. No entanto, se o texto realmente faz indagações sem respondê-las, a opção A seria a correta. Se ele utiliza dados ou estratégias indutivas, as opções C ou D poderiam ser mais adequadas. Portanto, para escolher a resposta correta, você deve considerar qual dessas descrições se alinha melhor com o conteúdo do texto mencionado. Se precisar de mais ajuda, você tem que criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A pergunta apresentada é sobre o eixo argumentativo predominante no texto, ou seja, a forma como o autor constrói sua argumentação. Para responder a essa pergunta, é necessário analisar o texto em questão e identificar qual tipo de argumentação é predominante. Analisando as opções apresentadas: A. Apenas faz indagações sem respondê-las - Não é possível afirmar que o texto apenas faz indagações sem respondê-las, pois não há informações suficientes para essa conclusão. B. Usa somente comparações - Não é possível afirmar que o texto usa somente comparações, pois não há informações suficientes para essa conclusão. C. Usa dados demonstrativos - Não é possível afirmar que o texto usa dados demonstrativos, pois não há informações suficientes para essa conclusão. D. Parte de estratégias indutivas de argumentação - Esta opção é a mais adequada, pois a estratégia indutiva de argumentação é aquela em que se parte de exemplos específicos para chegar a uma conclusão geral. No texto, o autor apresenta exemplos de situações específicas para chegar a uma conclusão geral sobre o tema abordado. E. Aponta vários culpados pelo problema - Não é possível afirmar que o texto aponta vários culpados pelo problema, pois não há informações suficientes para essa conclusão. Portanto, a opção correta é: D. Parte de estratégias indutivas de argumentação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Nos quadrinhos acima, encontramos as conversas entre os dois meninos que refletem sobre sua condição no mundo.
A partir da leitura, é possível inferir que:
A. A palavra “lixão” está em sentido literal no segundo quadrinho.
B. A pergunta do segundo quadrinho pode ser compreendida sem o recurso do desenho distanciado dos personagens.
C. Pode-se perceber pelas perguntas e pelo desenho que ambos os personagens são moradores de um lixão.
D. A resposta à pergunta do primeiro quadrinho é de que o próprio mundo, em algum sentido, é um “lixão”.
E. A palavra “lixão” está em sentido figurado no primeiro quadrinho.

Dentre os vários modos de o produtor de um texto tornar claro seu propósito comunicativo, existe a paráfrase, que consiste em um mecanismo de coesão textual em que as ideias ou informações expostas em um texto são reescritas de forma mais clara e objetiva.
Com base nisso, leia o texto abaixo e assina o trecho que revela o uso de paráfrase:
A. "- preocupado com o crescimento de seitas religiosas -".
B. "isto é, o Santo Ofício, nome oficial dado à Inquisição".
C. "Ela teve duas versões: a medieval, nos séculos XIII e XIV, e a feroz Inquisição moderna, concentrada em Portugal e Espanha, que durou do século XV ao XIX".
D. "a mais comum era a excomunhão".
E. "A Inquisição era formada pelos tribunais da Igreja Católica que perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de se desviar de suas normas de conduta".

Leia o texto abaixo.
Assinale a alternativa que indica corretamente a tese central do texto, considerando que se trata de um texto argumentativo.
A. “Simultaneamente, o PIB por pessoa em idade de trabalho decresceu 26,4%”.
B. “Os jovens negros no Brasil têm sido alvo da violência letal, por serem marginalizados, discriminados e vulnerabilizados pela pobreza crônica”.
C. “A violência no País há muito ultrapassou todos os limites”.
D. “Os custos da violência consumiram, apenas no setor saúde, 1,9% do PIB entre 1996 e 1997”.
E. “O grau de violência intencional aumentou”.

No texto, temos que:
Assinale a alternativa correta:
I) A relação do enunciador com a realidade de que fala é de relato e de testemunha.
II) A relação do enunciador com o auditório é de crítica ao público-leitor do texto.
III) A relação do enunciador com o assunto em discussão é totalmente subjetiva.
A. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
B. Somente a afirmativa II está correta.
C. Somente a afirmativa I está correta.
D. Somente a afirmativa III está correta.
E. Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Observe o anúncio a seguir. O anúncio publicitário acima se utiliza de um fator extralinguístico de textualidade que, em vez de prejudicar, auxilia na construção dos sentidos do texto.
Assinale abaixo a alternativa que indica o fator extralinguístico.
A. Referenciação.
B. Aceitabilidade.
C. Coesão.
D. Intencionalidade.
E. Coerência.

Estamos na sociedade da informação. Somos autênticos informívoros, necessitamos de informação para sobreviver, como necessitamos de alimento, calor ou contato social. Nas ciências da comunicação, considera-se que informação é tudo aquilo que reduz a incerteza de um sistema.
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I) A falta de informação sobre os fenômenos que nos cercam pode gerar insegurança PORQUE II) não nos permite controlar a realidade que nos cerca. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I - A falta de informação sobre os fenômenos que nos cercam pode gerar insegurança.
II - não nos permite controlar a realidade que nos cerca.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E. As asserções I e II são proposições falsas.

Um dos muitos fatores responsáveis pela construção de sentidos de um texto, a inferência, é imprescindível para a construção e compreensão do texto e revela que este só existe na inter-relação entre produtor (que fornece pistas ou dicas textuais para a interpretação do receptor) e receptor do texto (que tenta apreender o que o produtor quis dizer a partir dos dados textuais presentes no texto).
Com base em sua compreensão deste conceito, veja o quadrinho abaixo e assinale a alternativa correta.
A. As inferências quase sempre precisam se ancorar no conhecimento prévio dos interlocutores, contudo neste caso não é preciso conhecimento prévio algum para poder entender.
B. As inferências estão sempre presentes no texto, sendo uma operação de decodificação feita pelo leitor.
C. Trata-se de inferências sem base textual nem contextual, o que permite dizer que são inferências falseadoras.
D. É preciso fazer uma inferência de base contextual para relacionar os produtos exibidos em cada quadrinho como sendo consequência da globalização e dos processos de industrialização, artificialização e virtualização de experiências naturais com a comida e os relacionamentos.
E. As inferências não necessitam ser contextuais para compreender o quadrinho, uma vez que as informações estão claramente expressas nas palavras.

Mais conteúdos dessa disciplina