Logo Passei Direto
Buscar
Com relação ao uso dos Frames nas línguas de sinais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) As abordagens dos frames são úteis para mostrar que indexadores linguísticos ativam espaços mentais com os quais é possível construir o significado.
( ) São mecanismos cognitivos através dos quais organizamos pensamentos, ideias e visões de mundo.
( ) Os frames se referem aos movimentos recíprocos utilizados nas línguas, e não é diferente em relação à língua de sinais.
( ) Cada palavra, assim como 'elefante', evoca um frame, que pode ser uma imagem ou outros tipos de conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A F - F - V - V.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D V - V - F - V.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o uso dos Frames nas línguas de sinais: ( ) As abordagens dos frames são úteis para mostrar que indexadores linguísticos ativam espaços mentais com os quais é possível construir o significado. É verdadeira (V). Os frames ajudam a entender como a linguagem ativa contextos e significados em nossa mente. ( ) São mecanismos cognitivos através dos quais organizamos pensamentos, ideias e visões de mundo. É verdadeira (V). Os frames são, de fato, mecanismos que nos ajudam a estruturar e organizar nossas percepções e compreensões do mundo. ( ) Os frames se referem aos movimentos recíprocos utilizados nas línguas, e não é diferente em relação à língua de sinais. É falsa (F). Os frames não se referem apenas a movimentos, mas sim a estruturas cognitivas que ajudam na construção de significado, e não são limitados a movimentos recíprocos. ( ) Cada palavra, assim como 'elefante', evoca um frame, que pode ser uma imagem ou outros tipos de conhecimento. É verdadeira (V). Cada palavra pode evocar um conjunto de associações e imagens mentais, que é o que chamamos de frame. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a D) V - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada sentença: 1) As abordagens dos frames são úteis para mostrar que indexadores linguísticos ativam espaços mentais com os quais é possível construir o significado. (Verdadeiro) 2) São mecanismos cognitivos através dos quais organizamos pensamentos, ideias e visões de mundo. (Falso) 3) Os frames se referem aos movimentos recíprocos utilizados nas línguas, e não é diferente em relação à língua de sinais. (Verdadeiro) 4) Cada palavra, assim como 'elefante', evoca um frame, que pode ser uma imagem ou outros tipos de conhecimento. (Verdadeiro) Portanto, a sequência correta é: A) F - F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Vários autores se debruçaram no estudo dos classificadores em línguas faladas e sinalizadas, porém o assunto ainda é controverso.
( ) De fato, dada a necessidade de provar que a língua de sinais não é uma língua natural, essa aproximação teórica foi necessária.
( ) Embora haja um consenso em considerar os classificadores como elementos que classificam e especificam determinado aspecto de uma entidade designada por um nome, as categorias são muito variáveis de uma língua para outra.
( ) Os gestos podem substituir, acrescentar e reforçar a informação transmitida pelo signo verbal, assim, signo verbal e signo gestual cooperam para o propósito comunicativo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A F - V - V - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - V.
D V - F - F - V.

Sobre essas motivações icônicas, analise as sentenças a seguir:
I- Alguns sinais adotam orientações da mão que se voltam a locativos, retidos a partir da relação dos organismos com o espaço e com artefatos culturais e práticas no mundo.
II- Alguns movimentos remetem, direta ou metaforicamente, a processos e ações, outrora mapeados nas práticas e atividades dos organismos no mundo [CAIR; DESENVOLVER, NADAR].
III- Algumas configurações de mão incorporam formas (CLs) que recuperam traços salientes, outrora mapeados na relação física ou representativa dos organismos com os referentes.
IV- As expressões faciais nunca podem ser icônicas, pois sua função é completamente outra, sendo assim não se encaixam nesta categoria.
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças II e IV estão corretas.
As sentenças III e IV estão corretas.
As sentenças I, II e III estão corretas.
As sentenças I e IV estão corretas.
A
B
C
D

Sobre esses critérios, analise as sentenças a seguir:
I- Os classificadores não têm significado, já que eles mostram ou apontam alguma característica saliente de um objeto de mundo que é referido por um nome.
II- Os classificadores se realizam como morfemas na estrutura de superfície sob condições específicas.
III- Os classificadores dividem a gramática em dez partes, isto é, toda a estrutura que compõe uma língua como substantivo, adjetivo etc.
IV- Os classificadores têm significado, já que eles denotam alguma característica saliente ou imputada a uma entidade que é referida por um nome.
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I, III e IV estão corretas.
As sentenças I e III estão corretas.
As sentenças I, II e III estão corretas.
As sentenças II e IV estão corretas.
A
B
C
D

Quais os itens corretos dessa divisão?

A
Especificadores de tamanho e forma; classificador semântico; classificador corpo; classificador parte do corpo; classificador instrumento; ) morfemas para outras propriedades de classes de nomes.
B Classificador direcionado; morfemas de origem fonética; especificadores desiguais; classificador em saliência.
C Morfemas idiomáticos; especificadores sinalizantes; classificadores generalistas; classificadores sintáticos e morfológicos.
D Classificador maior; classificador menor; especificadores de natureza enfática; especificador norteador.

Mais conteúdos dessa disciplina