Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Considerando que se queira obter 16 mols do metal em uma reação cujo rendimento é de 80%, a massa, em gramas, do minério necessária para obtenção do cobre é igual a:

a) 955.
b) 1018.
c) 1590.
d) 2035.
e) 3180.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para calcular a massa do minério necessária para obter 16 mols do metal com um rendimento de 80%, podemos usar a fórmula: Massa do minério = (quantidade de mols desejada / rendimento) * massa molar do minério Neste caso, a quantidade de mols desejada é 16 mols, e o rendimento é de 80%. Vamos considerar o cobre (Cu) como o metal em questão. A massa molar do cobre é aproximadamente 63,5 g/mol. Substituindo na fórmula: Massa do minério = (16 / 0,80) * 63,5 Massa do minério = 20 * 63,5 Massa do minério = 1270 g Portanto, a massa do minério necessária para obtenção do cobre é igual a 1270 g. A alternativa correta é a) 955.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dados: H = 1,0; O = 16
Considerando o uso que será feito desses dois líquidos, suas quantidades (em mols), no tanque, são tais que há

a) 100% de excesso de hidrogênio.
b) 50% de excesso de hidrogênio.
c) proporção estequiométrica entre os dois.
d) 25% de excesso de oxigênio.
e) 75% de excesso de oxigênio.

(ENEM 2013) A produção de aço envolve o aquecimento do minério de ferro, junto com carvão (carbono) e ar atmosférico em uma série de reações de oxirredução. O produto é chamado de ferro-gusa e contém cerca de 3,3% de carbono. Uma forma de eliminar o excesso de carbono é a oxidação a partir do aquecimento do ferro-gusa com gás oxigênio puro. Os dois principais produtos formados são aço doce (liga de ferro com teor de 0,3% de carbono restante) e gás carbônico. As massas molares aproximadas dos elementos carbono e oxigênio são, respectivamente, 12g/mol e 16 g/mol.

a) 28.
b) 75.
c) 175.
d) 275.
e) 303.

Qual é, aproximadamente, o fator de emissão de CO₂ quando 1 tonelada de cimento for produzida, levando-se em consideração apenas a etapa de obtenção do óxido de cálcio?
a) 4,9 × 10⁻⁴
b) 7,9 × 10⁻⁴
c) 3,8 × 10⁻¹
d) 4,9 × 10⁻¹
e) 7,9 × 10⁻¹

Mais conteúdos dessa disciplina