Logo Passei Direto
Buscar
No fim de década de 1880, o antropólogo teuto-americano Fraz Boas introduziu a ideia de relativismo cultural, ou seja, de que não é possível objetivamente afirmar que uma sociedade ou uma cultura seja superior a outra. Para o autor, a finalidade do método comparativo deveria ser a de identificar semelhanças e diferenças entre as culturas humanas, a fim de entendermos melhor o desenvolvimento histórico de cada uma delas e as adaptações das diferentes sociedades às suas condições ambientais, históricas, materiais e sociais. Esse campo de estudo comparativo de evidências coletadas em pesquisas etnográficas ficaria como etnologia.
Em relação ao pensamento de Franz Boas, avalie as assertivas e a relação entre elas.
I Franz dedicou-se à compreensão antropológica das características culturais de grupos sociais.
Por que
II Franz Boas argumenta que o método comparativo é inútil para investigar as diferentes culturas.
Assinale a alternativa correta.
A) As asserções, I e II são verdadeiras, a asserção II justifica a I
B) As asserções, I e II são verdadeiras, a asserção II não justifica a I
C) A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falha
D) A asserção I é falha, e a asserção II é verdadeira
E) As asserções, I e II são verdadeiras
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as assertivas: I - Franz dedicou-se à compreensão antropológica das características culturais de grupos sociais. Verdadeira, pois Boas realmente se concentrou em entender as características culturais e sociais dos grupos que estudou. II - Franz Boas argumenta que o método comparativo é inútil para investigar as diferentes culturas. Falsa, porque Boas defendia o uso do método comparativo, mas com a finalidade de entender as semelhanças e diferenças entre as culturas, não que ele fosse inútil. Agora, vamos às alternativas: A) As asserções, I e II são verdadeiras, a asserção II justifica a I. (Falsa, pois a II é falsa) B) As asserções, I e II são verdadeiras, a asserção II não justifica a I. (Falsa, pois a II é falsa) C) A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falha. (Verdadeira, pois I é verdadeira e II é falsa) D) A asserção I é falha, e a asserção II é verdadeira. (Falsa, pois I é verdadeira e II é falsa) E) As asserções, I e II são verdadeiras. (Falsa, pois a II é falsa) Portanto, a alternativa correta é: C) A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falha.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Franz dedicou-se à compreensão antropológica das características culturais de grupos sociais. Verdadeiro, de acordo com a descrição fornecida, Franz Boas realmente se dedicou à compreensão das características culturais de diferentes grupos sociais. II. Franz Boas argumenta que o método comparativo é inútil para investigar as diferentes culturas. Falso, de acordo com a descrição fornecida, Franz Boas defendia o uso do método comparativo para identificar semelhanças e diferenças entre as culturas humanas, a fim de entender melhor o desenvolvimento histórico de cada uma delas. Portanto, a alternativa correta é: C) A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falha.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 3 – “Se as causas mais evidentes da crise socioecológica apontam para cerca de 200 anos de explosão do desenvolvimento tecnoindustrial, do crescimento populacional e da exploração intensiva de recursos naturais, interessaram aos primeiros filósofos e às primeiras filósofas ambientais as crenças e os valores por trás desse fenômeno. E, nessa investigação, o que se mostrou proeminente foi um pressuposto profundamente arraigado em nossa tradição filosófica, religiosa, social e política: o da plena liberdade e propriedade dos humanos sobre o mundo não humano. Em “Is There a Need for a New, an Environmental Ethic?”, Richard Sylvan (à época Richard Routley) mostra como os sistemas éticos ocidentais não foram dimensionados para incluir algo além dos humanos em sua comunidade moral (ROUTLEY, 1973). Isso resulta em noções de justiça e liberdade que, em essência, só podem ser estendidas à natureza mais que humana na medida em que o bem-estar de humanos esteja envolvido.” Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas. I. A noção de propriedade sobre o mundo não humano baseia-se em uma visão antropocêntrica. II. O domínio humano sobre a natureza e sobre os outros animais vem desde os tempos remotos, o que desvincula esse domínio do contexto histórico-cultural de cada sociedade. III. As causas da crise ambiental estão relacionadas ao desenvolvimento industrial, à exploração dos recursos naturais e ao crescimento populacional, sem relação com os aspectos culturais, as crenças e os valores de cada povo. É correto o que se afirma apenas em: A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) I e III.

Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas.
I. A charge associa os problemas climáticos às atividades humanas que promovem destruição no meio ambiente.
II. A visão antropocêntrica coloca o homem no centro do mundo e entende que a natureza está a serviço das necessidades humanas.
III. A relação do homem com a natureza é a mesma em todas as culturas; por isso, crescimento econômico e preservação ambiental são incompatíveis, como mostra a charge.
É correto o que se afirma em:
A) I, II e III.
B) I e II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, apenas.

Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas.
I. O efeito de humor da tirinha apóia no duplo significado da palavra “estado”, entendida como entidade política e como situação.
II. De acordo com o texto, ainda são fortes as influências religiosas no Estado brasileiro, o que o impede de ser classificado como laico.
III. A resposta do pai, nos quadrinhos, revela que ele é contra as pesquisas científicas, assim como são, segundo o texto, as instituições religiosas.
Assinale a alternativa correta.
A) Apenas I e III estão corretas.
B) Apenas II e IV estão corretas.
C) Apenas I e II estão corretas.
D) Apenas III e IV estão corretas.

Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas.
I. As cotas são exemplos de uma ação afirmativa que visa a corrigir desigualdades históricas em relação a grupos socialmente excluídos. II. A falta de acesso à educação é um fator que visa corrigir desigualdades históricas em relação a grupos socialmente excluídos. II. A falta de acesso à educação é um fator que tende a reproduzir as desigualdades nas gerações futuras. III. Segundo a pesquisa, não há diferentes significativas entre os desempenhos de cotistas e não cotista na sua trajetória escolar, o que torna desnecessário a política de cotas como uma ação afirmativa.
É correto o que se afirma em:
A) I, II e III
B) I, apenas
C) II e III apenas
D) I e II, apenas
E) II, apenas

Com base no texto, é correto afirmar que:
I. O Estado brasileiro é laico.
II. As sociedades religiosas pagam impostos.
III. O ensino religioso é discriminatório.
IV. Os professores de ensino religioso são contratados por empresas privadas.
A. Apenas I e III estão corretas.
B. Apenas II e IV estão corretas.
C. Apenas I e II estão corretas.
D. Apenas III e IV estão corretas.

A. Apenas I e III estão corretas.
B. Apenas II e IV estão corretas.
C. Apenas I e II estão corretas.
D. Apenas III e IV estão corretas.

Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas. I. A literatura trabalha com o universo ficcional e, por isso, não permite que se conheça o contexto sociocultural da época em que é produzida. II. O determinismo biológico, que influenciou a escola literária naturalista, tem como princípio a explicação das diferenças étnicas a partir de características biológicas. III. Herbert Spencer, principal pensador do determinismo social, defendia a aplicação da teoria da seleção natural ao desenvolvimento da sociedade, como forma de justificar a hierarquia entre sociedades e etnias. É correto o que se afirma em: A) I, II e III. B) I e II, apenas. C) III, apenas. D) II e III, apenas. E) II, apenas.

A) I, II e III.
B) I e II, apenas.
C) III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) II, apenas.

Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas. I. A visão de que fatores biológicos definem comportamentos e características de grupos é adotada pela teoria do determinismo biológico. II. O inatismo de características de determinadas raças é um dos princípios de políticas e abordagens eugênicas. III. A ideia de que existem raças superiores inspirou, no Brasil, medidas que visavam ao “embranquecimento” da população. É correto o que se afirma em: A) I, apenas. B) I e II, apenas. C) II e III, apenas. D) I e III, apenas. E) I, II e III.

A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina