Logo Passei Direto
Buscar
O que é crase e como é utilizada na língua portuguesa?

a) Fusão da preposição a com o artigo a.
b) Ocorre em casos específicos como pronomes demonstrativos e relativos.
c) Não ocorre antes de palavras masculinas.
d) Pode ser utilizada antes de palavras femininas no plural sem artigo.
User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A crase é um fenômeno linguístico que ocorre quando há a fusão da preposição "a" com o artigo "a" ou com a letra "a" inicial de pronomes demonstrativos femininos. Ela é representada pelo acento grave (`) sobre a letra "a". Analisando as opções: a) Fusão da preposição a com o artigo a - Correto, essa é a definição correta da crase. b) Ocorre em casos específicos como pronomes demonstrativos e relativos - A crase não ocorre apenas com pronomes, mas sim em diversas situações. c) Não ocorre antes de palavras masculinas - A crase pode ocorrer antes de palavras masculinas em casos específicos. d) Pode ser utilizada antes de palavras femininas no plural sem artigo - A crase não é utilizada antes de palavras femininas no plural sem artigo. Portanto, a alternativa correta é: a) Fusão da preposição a com o artigo a.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O que é um aposto?

a) Substantivo ou pronome que explica, restringe ou enumera um termo da oração.
b) Substantivo que funciona como aposto liga-se diretamente ao núcleo sem vírgulas.
c) Pronome que sintetiza vários substantivos ou pronomes.

Havendo atração, o pronome virá antes do auxiliar ou depois do infinitivo: Jamais lhe devo solicitar/Jamais devo solicitar-lhe; Ela não lhe deseja ensinar/não deseja ensinar-lhe; A testemunha não se devia resguardar/não devia resguardar-se.

é devida às comemorações do centenário da cidade; Elas são devidas ao fato de estarmos numa cultura completamente diferente; A crise é devida a eles; Essa economia de energia é devida ao horário de verão.

a) dia a dia
b) oração de/em homenagem a
c) em conformidade com/na conformidade de
d) em exercício/no exercício de
e) em face de
f) em frente de/em frente a/na frente de/frente a
g) em mão/em mãos
h) em o/no
i) em que pese a
j) em sede de
k) em seguida
l) e nem
m) entre mim e ti
n) é pouco/é muito
o) e que
p) é que /foi que

locução expletiva usada para evidenciar um dos termos da oração: Os vigilantes é que/ foi que se renderam aos assaltantes; Aos assaltantes é que/ foi que os vigilantes se renderam. Observe-se que, no primeiro caso, chama-se a atenção do leitor para os vigilantes; no segundo, para os assaltantes. É válido ressaltar que a locução é invariável em número e pessoa, no entanto, quando o termo a ser destacado fica entre o verbo e o que, a flexão do verbo é obrigatória: Foram os vigilantes que se renderam aos...; São os pais que devem dar exemplo.

muito 2 Muito como pronome indefinido adjetivo deve concordar com o substantivo a que se refere: Guardo muitas lembranças boas da infância; Preparou muita comida para o jantar; Encomendou muitos docinhos para a festa; Desperdiçou muito dinheiro.

muito 3 Muito pode ainda funcionar como pronome indefinido substantivo, com a acepção de muita coisa. Neste caso, também fica invariável: Há muito que fazer; Eles têm muito que falar; Ele tem muito da mãe; Ela guarda muito da tradição judaica.

no tempo que/no tempo em que Assim como é frequente na língua introduzir um adjunto adverbial sem o em [Dia 15 (em vez de No dia 15), estaremos em Campinas], é comum encontrar orações adjetivas sem a preposição repetida antes do que quando este se refere à circunstância de tempo da oração principal: Ela nasceu no tempo em que/que se escutavam músicas saudáveis; No dia em que/que ela receber a notícia, vai ficar radiante; O julgamento do caso encerrou-se no momento em que/que chegamos à sala.

Mais conteúdos dessa disciplina