Logo Passei Direto
Buscar
Quanto à avaliação formativa, pode-se dizer: A) Busca criar um instrumento que reflita um modelo que permita a contagem do conhecimento demonstrado e o nivelamento dos alunos. B) Gera conceitos que podem ser expressos em notas ou em outros códigos de caráter classificatório. C) Preocupa-se com a construção de instrumento que seja capaz de avaliar o processo de aprendizagem e não somente um produto final. D) Coloca-se como um instrumento que encerra uma etapa educativa no tempo, medindo o conhecimento por meio do “certo” e do “errado”. E) Tem o objetivo de quantificar o conhecimento do aluno, hierarquizando o conhecimento.
User badge image
Débora Vanessa

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas sobre avaliação formativa: A) Busca criar um instrumento que reflita um modelo que permita a contagem do conhecimento demonstrado e o nivelamento dos alunos - A avaliação formativa não busca contagem de conhecimento, mas sim acompanhar e auxiliar no processo de aprendizagem. B) Gera conceitos que podem ser expressos em notas ou em outros códigos de caráter classificatório - Isso se relaciona mais com avaliação somativa do que com avaliação formativa. C) Preocupa-se com a construção de instrumento que seja capaz de avaliar o processo de aprendizagem e não somente um produto final - Correto, a avaliação formativa foca no processo de aprendizagem e não apenas no resultado final. D) Coloca-se como um instrumento que encerra uma etapa educativa no tempo, medindo o conhecimento por meio do “certo” e do “errado” - Isso se assemelha mais à avaliação somativa. E) Tem o objetivo de quantificar o conhecimento do aluno, hierarquizando o conhecimento - A avaliação formativa não busca hierarquizar o conhecimento, mas sim auxiliar no desenvolvimento do aluno. Portanto, a opção correta é: C) Preocupa-se com a construção de instrumento que seja capaz de avaliar o processo de aprendizagem e não somente um produto final.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita, de Emília Ferreiro, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada:
A ordem cronológica em que as fases acima ocorrem é:
I - Pré-silábica;
II - Silábica;
III - Silábico-alfabética;
IV - Alfabética.
A) II – I – IV – III.
B) III – IV – I – II.
C) I – II – III – IV.
D) IV – III – II – I.

São capacidades, habilidades, envolvidas na alfabetização:
Estão corretas as afirmativas:
I. Conhecer o alfabeto.
II. Compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita.
III. Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
IV. Saber decodificar palavras e textos escritos.
V. Dominar as concepções gráficas.
VI. Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas.
A) II, III, V e VI.
B) I, II, III, V e VI.
C) I, III, IV, V e VI.
D) I, III e IV.
E) I, II, III, IV, V e VI.

Sobre os diferentes conceitos de alfabetização, letramento, letramentos, alfabetismo funcional marque a alternativa INCORRETA:
A) Alfabetização representa o processo de decodificação do sistema da escrita, ou seja, a capacidade de ler e escrever.
B) Letramento são os usos que se faz da leitura e da escrita nas práticas sociais.
C) Letramentos é uma referência aos diversos letramentos que hoje se faz na sociedade do conhecimento, da informação em rede: letramento digital, computacional, fílmico.
D) Letramento alfabético proposta metodológica em que o indivíduo, ao mesmo tempo em que se aproprie do sistema convencional da escrita, adquira a competência de fazer uso dessa leitura e escrita no seu cotidiano.
E) Alfabetismo funcional equivale a capacidade de fazer uso da leitura e da escrita e das operações matemáticas em situações da vida cotidiana, em geral a avaliação é feita nas crianças de 6 a 14 anos.

Considerando o desenvolvimento infantil, geralmente uma criança consegue identificar algumas letras do alfabeto e números:
A) Apenas aos três anos.
B) Entre quatro e cinco anos.
C) Entre nove meses e dois anos.
D) Apenas aos sete anos.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética pelas crianças.
A) A apropriação da escrita alfabética deve ser concebida como a compreensão de um sistema de notação dos segmentos sonoros das palavras.
B) A escrita alfabética é um código que simplesmente transpõe graficamente as unidades sonoras mínimas da fala, os fonemas.
C) As crianças constroem ideias ou hipóteses sobre a escrita muito antes de entrar na escola.
D) É necessário que as crianças compreendam o que a escrita alfabética representa e de que maneira ela representa os segmentos sonoros das palavras.

Assinale a alternativa que corresponde a fase do desenvolvimento da leitura e da escrita, fase alfabética parcial:
A) Nesta fase ocorre o processamento de unidades cada vez maiores, como sílabas e morfemas, o que permite a pessoa ler com mais velocidade, precisão e fluência, e escrever com correção ortográfica.
B) Depois de conhecer todas as relações entre grafemas e fonemas e adquirir as habilidades de decodificação e de codificação, a pessoa passa a ler e a escrever palavras com autonomia.
C) A pessoa faz analogias, utilizando pistas fonológicas; depois de aprender os sons das letras, ela começa a utilizá-los para ler e escrever palavras.
D) A pessoa emprega predominantemente a estratégia de predição, usando de início pistas visuais, sem recorrer às relações entre letras e sons.

Relacione a coluna 1 com a coluna 2.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
(1) Método Alfabético.
(2) Método Fônico.
(3) Método Silábico.
A) 2, 1, 3.
B) 1, 3, 2.
C) 2, 3, 1.
D) 1, 2, 3.

Os métodos de alfabetização, considerados historicamente, agrupam-se em métodos sintéticos e métodos analíticos.
Assinale a alternativa que FAZ referência ao método alfabético ou soletração.
A) Um dos riscos é que, na nossa língua, as relações entre letras e sons variam muito. Uma mesma letra pode representar diferentes sons e vice versa. O sistema de escrita é uma representação complexa, e a abordagem fônica, sozinha, pode não dar conta dela.
B) Considera a sílaba a unidade linguística fundamental, já que, na prática, só se pode pronunciar a consoante juntamente com a vogal. Começa-se pelas sílabas formadas por uma consoante e uma vogal, até chegar às mais complexas.
C) Apresenta-se um grupo de palavras que os alunos tentam reconhecer pelas características gráficas. São propostas atividades de memorização de palavras, às vezes associadas a imagens, exercícios de movimento de escrita e outros.
D) Desenvolvido na França e na Alemanha, parte da relação direta entre o fonema e o grafema. Começa sempre dos sons mais simples para os mais complexos, das vogais para as consoantes. Por fim, formam-se as sílabas e as palavras.
E) É considerado o mais antigo dos métodos. A proposta é que o indivíduo aprenda os nomes das letras, reconheça-as fora da ordem alfabética e, por fim, tente redescobri-las em palavras ou textos.

“Um dos momentos da alfabetização inicial que exige do professor uma certa cautela, muita atenção, é a passagem pela criança da hipótese silábica para a hipótese alfabética.” Esta é uma fase em que, EXCETO:
A) A escrita das crianças é acrescida de consoantes.
B) As crianças passam a escrever corretamente as palavras.
C) A criança registra uma mesma palavra de modos distintos.
D) As crianças começam a abandonar a escrita quase sempre realizada só com vogais.

Visando alfabetizar na perspectiva do letramento, a professora Luiza propôs a seus alunos que escrevessem os nomes de todos os colegas da turma, em ordem alfabética, duas vezes.
Sobre essa ação da professora Luiza, pode-se afirmar que é:
A) coerente, pois além de trabalhar uma técnica da alfabetização, ela constrói um sentimento de pertença no grupo de alunos.
B) incoerente, pois a proposta apresentada não inclui um trabalho de reconhecimento do uso social da ordem alfabética.
C) coerente, pois o domínio da ordem alfabética é a base do trabalho para aquisição do letramento.
D) incoerente, pois os alunos se cansam de escrever e perdem o interesse por atividades de alfabetização.

Mais conteúdos dessa disciplina