Logo Passei Direto
Buscar
O consumo adequado de macronutrientes é fundamental para manutenção e melhora do desempenho de um atleta. Sobre o consumo de macronutrientes em atletas, assinale a alternativa correta: a. O consumo de carboidratos durante a atividade física não demonstra efeitos positivos no desempenho de atletas, principalmente quando tratamos de exercícios de endurance. b. Após finalização de um treino ou competição, aconselha-se o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico. c. A ingestão de carboidratos após a atividade física é fundamental para a ressíntese de glicogênio hepática, sendo que deve ser iniciada logo após a finalização da atividade. d. A quantidade de carboidratos ingerida é semelhante independentemente da modalidade praticada pelo atleta. e. A frutose e glicose possuem o mesmo tempo de absorção e metabolização.
User badge image
Joiciany Nascimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas apresentadas: a. O consumo de carboidratos durante a atividade física não demonstra efeitos positivos no desempenho de atletas, principalmente quando tratamos de exercícios de endurance. - Esta afirmação está incorreta, pois o consumo de carboidratos durante a atividade física é fundamental para fornecer energia e melhorar o desempenho, especialmente em exercícios de endurance. b. Após finalização de um treino ou competição, aconselha-se o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico. - Esta afirmação está incorreta, pois após o treino ou competição, é recomendado o consumo de alimentos de alto índice glicêmico para promover uma rápida reposição de glicogênio muscular. c. A ingestão de carboidratos após a atividade física é fundamental para a ressíntese de glicogênio hepática, sendo que deve ser iniciada logo após a finalização da atividade. - Esta afirmação está correta, pois a ingestão de carboidratos após a atividade física é essencial para a recuperação e ressíntese de glicogênio muscular, devendo ser iniciada logo após o término da atividade. d. A quantidade de carboidratos ingerida é semelhante independentemente da modalidade praticada pelo atleta. - Esta afirmação está incorreta, pois a quantidade de carboidratos ingerida pode variar de acordo com a modalidade esportiva, intensidade do treino, objetivos do atleta, entre outros fatores. e. A frutose e glicose possuem o mesmo tempo de absorção e metabolização. - Esta afirmação está incorreta, pois a frutose e glicose possuem diferenças em relação ao tempo de absorção e metabolização no organismo. Portanto, a alternativa correta é: c. A ingestão de carboidratos após a atividade física é fundamental para a ressíntese de glicogênio hepática, sendo que deve ser iniciada logo após a finalização da atividade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A nutrição é uma importante ferramenta dentro da prática desportiva. É um dos fatores que pode favorecer o desempenho atlético, já que, quando bem orientada, pode reduzir a fadiga, reduzir as lesões ou ajudar na recuperação destas, aumentar os depósitos de energia para a competição e ajudar na saúde geral do atleta. Sobre as demandas fisiológicas e necessidades de macronutrientes para o indivíduo fisicamente ativo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
A sequência está correta em:
( ) As reduções significativas nos lipídios dietéticos podem melhorar o desempenho nos exercícios. Sendo que é recomendado ingerir alimentos ricos em gordura antes da atividade física, pois a gordura é fonte de energia para exercícios de intensidade leve e curta duração.
( ) Recomenda-se o consumo de carboidratos de moderado índice glicêmico logo após uma maratona, com o propósito de favorecer a ressíntese do glicogênio.
( ) Indivíduos treinados apresentam maior capacidade de utilização dos ácidos graxos e, ainda, de poupar glicogênio muscular durante a prática esportiva.
( ) A ingestão de carboidratos durante o exercício físico não previne a fadiga muscular, mas retarda o seu surgimento.
a. F, F, V, V.
b. V, F, V, F.
c. V, V, F, F.
d. F, V, F, V.
e. V, F, V, V

Existe um paradoxo entre a atividade física e a dinâmica do osso para as mulheres atletas pré-menopausa, particularmente em atletas jovens que ainda não alcançaram sua massa óssea máxima. As mulheres que treinam intensamente e que enfatizam a perda de peso adotam com frequência transtornos alimentares que estão associados a irregularidades menstruais. Os desequilíbrios na prática de exercícios e comportamentos de transtornos alimentares acabam resultando na tríade da mulher atleta, atualmente conhecida como Deficiência de Energia Relativa no Esporte (RED-S), descrita como:
a. Baixa disponibilidade energética, com alterações na função menstrual, saúde óssea, deficiências de taxa metabólica, entre outras.
b. Aumento da menarca, redução de peso corporal e osteoporose.
c. Aumento de peso corporal, osteoporose e esgotamento de energia.
d. Esgotamento de energia e osteoporose.
e. Baixa disponibilidade energética, com aumento de menarca, melhora do sistema imune e resistência à fadiga.

Na prática do exercício físico, pode ocorrer a desidratação em função de perdas significativas de água corporal, as quais comprometem o desempenho. Sobre a hidratação é correto afirmar que:
a. A hidratação não pode ser considerada um fator que contribua com a performance do atleta.
b. A hidratação não é capaz de contribuir com a manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico.
c. Deve ser realizada antes, durante e depois do exercício em quantidades suficientes de líquidos.
d. Dependente da ingestão de bebidas energéticas que devem possuir, em sua fórmula, concentração maior que 20% de carboidratos e de cafeína.
e. Favorece o aumento da temperatura corporal.

Em relação à reposição de líquidos durante o exercício físico, considere as assertivas abaixo, avaliando-as quanto à sua veracidade e assinale a alternativa correta:
I- O volume e taxa de ingestão de líquidos dependerão da taxa de sudorese individual, duração e intensidade do exercício e oportunidades de ingestão.
II- De maneira ideal, as bebidas repositoras hidratantes devem ser ricas em fósforo, sódio e aminoácidos.
III- Ao hidratar antes do exercício, o indivíduo deve ingerir líquidos (por exemplo, ~ 5-7 mL/ kg/ de peso corporal) pelo menos 4 horas antes do exercício.
a. Apenas a assertiva I é verdadeira.
b. Apenas a assertiva II é verdadeira.
c. As assertivas I e II são verdadeiras.
d. As assertivas I e II são falsas.
e. Apenas as assertivas I e III são verdadeiras.

Suplementos alimentares são muito utilizados por praticantes de atividade física, muitas vezes utilizados sem prescrição nutricional e consumidos de forma incorreta. Dentro deste cenário, assinale a alternativa incorreta:
a. A suplementação de creatina pode ser utilizada como suplemento pré-treino, pois sua presença contribui com o aumento da disponibilidade de energia via ATP-CP.
b. O BCAA tem efeitos anticatabólicos e na redução da fadiga central.
c. A suplementação de carnitina contribui com a redução de massa gorda, apresentando resultados interessantes na redução de adiposidade corporal.
d. A cafeína apresenta capacidade ergogênica, porém em altas doses apresenta diversos efeitos colaterais.

A nutrição esportiva representa um dos elementos fundamentais para garantir um desempenho atlético de qualidade. A orientação nutricional proporciona não somente um equilíbrio energético diário como também um ajuste na qualidade dietética, permitindo uma adequada distribuição dos nutrientes. De acordo com esse tema, assinale a alternativa correta.
a. Em relação aos carboidratos, o principal objetivo das refeições anteriores ao treinamento é manter os níveis de proteína muscular dentro da normalidade, evitando o catabolismo proteico.
b. A redução da resposta de síntese de proteína muscular pode ocorrer devido a um baixo consumo de proteínas, principalmente na redução de aminoácidos não essenciais, fundamentais na captação e regeneração muscular.
c. Independentemente do exercício físico realizado e de sua intensidade, é recomendado uma ingestão de proteínas maior que 3 g/kg de peso corporal dia, a fim de aperfeiçoar a hipertrofia muscular.
d. É recomendado um aumento na ingestão de lipídios poli-insaturados, já que no processo pós-exercício intenso ocorre imunossupressão por meio da diminuição da expressão de fatores pró-inflamatórios.
e. A pré-hidratação, para que o indivíduo inicie o exercício hidratado e com níveis adequados de eletrólitos deve acontecer bem antes da sessão de exercício, a fim de garantir a absorção de líquidos e a produção de urina em níveis normais.

deficiência de vitaminas pode interferir no desempenho físico, no entanto, o consumo excessivo pode apresentar relação negativa com a saúde e com a queda na performance.
Relacione cada um dos recursos utilizados por atletas às suas respectivas definições.
(1) Recurso ergogênico
(2) Creatina
(3) Aminoácido de Cadeia Ramificada (ACR)
(4) β-hidroxi β-metilbutirato (HMB)
( ) Aminoácido utilizado com o intuito de aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho em exercício de alta intensidade.
( ) Leucina, isoleucina e valina utilizadas como precursores da síntese proteica, com redução da degradação das mesmas.
( ) Substância ou artifício utilizado para melhorar o desempenho esportivo e a recuperação pós-treino.
( ) Metabólito do aminoácido leucina, utilizado com o intuito de promover aumento da massa muscular.
a. 2 3 1 4.
b. 3 4 2 1.
c. 2 3 4 1.
d. 3 4 1 2.
e. 1 3 2 4.

A palavra “ergogênico” vem da união das palavras gregas “ergon” (trabalho) e “gen” (produção). Dentre os recursos ergogênicos temos os suplementos nutricionais. Dentre os suplementos nutricionais comercializados que alegam possuir benefícios ergogênicos, poucos são sustentados por evidências sólidas.
A partir destas informações, assinale a alternativa incorreta:
a. O único efeito colateral clinicamente significativo ocasionalmente relatado pelo uso da suplementação de creatina tem sido o potencial ganho de peso, o que pode ser um grande problema para atletas de modalidades sensíveis ao peso.
b. Em relação ao uso de aminoácidos de cadeia ramificada, não foram relatadas reações adversas quando utilizados em altas doses (>20 g/dia).
c. Ácidos linoleicos conjugados em doses mais altas e a suplementação de óleo de peixe rico em ômega-3 pode desempenhar um papel na biossíntese de testosterona, promovendo efeito anabólico, principalmente em atletas de resistência.
d. Até o momento, a suplementação com Tribulus terrestres parece não ter efeitos sobre a composição corporal ou força.
e. A suplementação com ß-alanina promove melhora no desempenho esportivo nos exercícios com duração de 1 a 5 minutos e melhora na fadiga neuromuscular, particularmente em idosos.

Com relação à influência da alimentação na hipertrofia muscular, assinale a alternativa correta.
a. As vitaminas e os minerais participam dos processos ligados ao metabolismo, ao crescimento, à contração e à reparação muscular e contribuem para a defesa antioxidante, o ritmo cardíaco, o transporte de oxigênio, a saúde dos ossos, a resposta imune, a condução dos impulsos nervosos, entre outras funções.
b. As proteínas são fundamentais no ganho dos músculos, pois funcionam como fonte de energia e poupam a utilização das reservas de carboidratos como combustível energético. As principais fontes proteicas para atletas são: aveia, feijão, batata-doce, batata-inglesa, frutas, pães e massas integrais e arroz branco e integral.
c. O lipídio é o principal macronutriente relacionado ao ganho muscular, por apresentar funções energéticas, enzimáticas e estruturais, sendo precursor de hormônios e auxiliar no aumento da imunidade.
d. Carboidratos são aminoácidos que devem fazer parte da alimentação de quem busca um físico perfeito. Funcionam como fonte de energia, sem o pico glicêmico das proteínas, e participam da formação de hormônios – inclusive dos anabólicos, que aumentam a massa muscular.
e. Após a seção de exercícios, recomenda-se a ingestão única e exclusiva de proteínas.

Mais conteúdos dessa disciplina