Logo Passei Direto
Buscar
O sistema nervoso é responsável por diversas funções dos outros sistemas e dele próprio. Ele é dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo. O primeiro está relacionado com as respostas do corpo dadas aos estímulos externos. Já o sistema nervoso autônomo está relacionado às funções vitais, como as do centro cardiovascular. O sistema nervoso autônomo possui duas subdivisões: o sistema nervoso simpático (que induz o corpo à atividade e reage à exposição do organismo ao estresse) e o sistema nervoso parassimpático (que reduz as atividades funcionais, reduzindo o gasto energético). Com base nas informações citadas e com base no conteúdo estudado sobre as atuações dos sistemas nervoso simpático e parassimpático no sistema cardiovascular, pode-se afirmar que as funções deles são:

a) Estimular a contração da bexiga em situações de estresse.
b) Produzir respostas de alerta e atividade mental frente aos estímulos.
c) Os neurônios desse sistema estão localizados distalmente às raízes nervosas, portanto, o neurônio pós-ganglionar possui menor comprimento.
d) Os neurônios pré-ganglionares formam sinapses na cadeia simpática; sendo assim, eles inervam vísceras, glândulas e sistema entérico.
e) A resposta do sistema nervoso está relacionada com o aumento da atividade gastrointestinal, ou seja, estimulação.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas sobre o sistema nervoso simpático e parassimpático e suas atuações no sistema cardiovascular, podemos identificar que: a) Estimular a contração da bexiga em situações de estresse - Esta função não está relacionada com as atuações do sistema nervoso simpático e parassimpático no sistema cardiovascular. b) Produzir respostas de alerta e atividade mental frente aos estímulos - Essa descrição se encaixa mais com as funções gerais do sistema nervoso simpático em situações de estresse, não especificamente no sistema cardiovascular. c) Os neurônios desse sistema estão localizados distalmente às raízes nervosas, portanto, o neurônio pós-ganglionar possui menor comprimento - Essa afirmação não corresponde às funções do sistema nervoso simpático e parassimpático no sistema cardiovascular. d) Os neurônios pré-ganglionares formam sinapses na cadeia simpática; sendo assim, eles inervam vísceras, glândulas e sistema entérico - Esta descrição está correta em relação às funções do sistema nervoso simpático e parassimpático no sistema cardiovascular. e) A resposta do sistema nervoso está relacionada com o aumento da atividade gastrointestinal, ou seja, estimulação - Esta função não está diretamente relacionada com as atuações do sistema nervoso simpático e parassimpático no sistema cardiovascular. Portanto, a alternativa correta é: d) Os neurônios pré-ganglionares formam sinapses na cadeia simpática; sendo assim, eles inervam vísceras, glândulas e sistema entérico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base no tema abordado, e considerando o processo de produção e degradação da enzima acetilcolina, é correto afirmar que:

1. o processo de síntese da enzima acetilcolina está condicionado à enzima colina acetiltransferase.
2. o produto que gera a acetilcolina é a colina e o acetato, que são unidos por meio da enzima colina transferase.
3. os substratos de acetilcolina após a degradação são a colina e o acetil que ficam armazenados até a coleta pelo terminal nervoso.
4. na falta ou redução da enzima acetilcolinesterase, haverá o aumento da quantidade de acetilcolina na fenda.
5. a condição para a degradação da acetilcolina está relacionada à enzima colina acetiltransferase.

A membrana celular neural é responsável por permitir a propagação do sinal elétrico no corpo do neurônio em direção ao próximo neurônio, ao órgão ou músculo efetor ou ao sistema nervoso central. Essa característica da membrana permite a alteração das cargas da membrana nos meios intra e extracelular. Assim, o impulso passa por todo o entorno da membrana e pelo corpo do axônio. Com base nessas informações e no conteúdo abordado sobre a permeabilidade da membrana, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O potencial de repouso é mantido pela permeabilidade da membrana aos íons e pela concentração igual deles entre o meio interno e externo da membrana. Porque: II. Os íons promovem a diferença de concentração durante a despolarização e são transportados pela bomba sódio e potássio. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O potencial de repouso é mantido pela permeabilidade da membrana aos íons e pela concentração igual deles entre o meio interno e externo da membrana.
II. Os íons promovem a diferença de concentração durante a despolarização e são transportados pela bomba sódio e potássio.
1. Incorreta: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é a proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
5. A asserções I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Com base nessas informações e nos conteúdos estudados sobre as divisões do sistema nervoso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) O sistema periférico é dividido entre sistema nervoso autônomo e sistema nervoso somático. II. ( ) O sistema nervoso somático é responsável por enviar as informações motoras aos musculoesqueléticos. III. ( ) O sistema nervoso autônomo envia estímulos para o funcionamento das vísceras, glândulas e músculos. IV. ( ) As fibras aferentes levam as informações do centro à periferia e as fibras eferentes fazem o contrário. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) O sistema periférico é dividido entre sistema nervoso autônomo e sistema nervoso somático.
II. ( ) O sistema nervoso somático é responsável por enviar as informações motoras aos musculoesqueléticos.
III. ( ) O sistema nervoso autônomo envia estímulos para o funcionamento das vísceras, glândulas e músculos.
IV. ( ) As fibras aferentes levam as informações do centro à periferia e as fibras eferentes fazem o contrário.
1. F, F, V, V.
2. F, V, F, V.
3. V, F, F, V.
4. F, V, V, F.
5. V, V, F, F.

A neurotransmissão é o processo em que um neurônio envia o estímulo nervoso de uma célula para outra até chegar aos sítios de ligação do sistema nervoso central ou do órgão ou músculo efetor da ação. Essa transmissão acontece de forma química e elétrica, na qual o impulso de uma célula à outra passa de forma química, por meio de receptores e neurotransmissores presentes nas fendas sinápticas. A transmissão elétrica acontece na membrana de cada uma das células percorrendo os axônios em direção ao próximo sítio de ligação e liberação de neurotransmissores. Com base nessas informações e nos conteúdos estudados sobre as alterações que podem ocorrem no processo de neurotransmissão, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) As deficiências no processo de transmissão podem estar relacionadas com a disponibilidade de neurotransmissores na vesícula sináptica. II. ( ) Os receptores dos neurotransmissores são universais, sendo assim qualquer neurotransmissor se ligará ao sítio. III. ( ) Na miastenia grave, o indivíduo produz anticorpos que bloqueiam a saída da acetilcolina da vesícula sináptica. IV. ( ) A toxina botulínica age bloqueando a saída da acetilcolina do neurônio pré-sináptico, fazendo com que não haja ou haja pouca propagação do impulso nervoso. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. As deficiências no processo de transmissão podem estar relacionadas com a disponibilidade de neurotransmissores na vesícula sináptica.
II. Os receptores dos neurotransmissores são universais, sendo assim qualquer neurotransmissor se ligará ao sítio.
III. Na miastenia grave, o indivíduo produz anticorpos que bloqueiam a saída da acetilcolina da vesícula sináptica.
IV. A toxina botulínica age bloqueando a saída da acetilcolina do neurônio pré-sináptico, fazendo com que não haja ou haja pouca propagação do impulso nervoso.
a) F, F, V, V.
b) V, F, F, V.
c) F, V, F, V.
d) F, V, V, F.
e) V, F, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina