Logo Passei Direto
Buscar

Música

Outros
Desde a década de 1930, na Inglaterra, a flauta doce já esteve presente nas salas de aula da educação básica. Uma conjunção de características próprias do instrumento e da realidade da educação básica fizeram e ainda fazem da flauta doce uma excelente opção para musicalização. Acerca da presença da flauta doce na educação básica, analise as sentenças a seguir: I- A limitação inerente à flauta doce, de ser usada apenas para repertório de nível básico, é uma vantagem para seu uso na musicalização, já que há extenso repertório simples disponível. II- A facilidade de tocar o instrumento desde o primeiro contato e o baixo custo são fatores que viabilizam a flauta até mesmo para a realidade social do Brasil. III- A mobilização das fábricas para produção na segunda guerra mundial atrapalhou o desenvolvimento da produção de flautas e dificultou seu uso nas escolas. IV- Edgar Hunt foi um flautista e professor inglês que introduziu nas escolas a flauta doce como instrumento musicalizador. Assinale a alternativa CORRETA:

A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) As sentenças II e III estão corretas.
D) As sentenças I, III e IV estão corretas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I- A limitação inerente à flauta doce, de ser usada apenas para repertório de nível básico, é uma vantagem para seu uso na musicalização, já que há extenso repertório simples disponível. Verdadeiro, a limitação da flauta doce em termos de repertório mais avançado é de fato uma vantagem para seu uso na musicalização, pois há muitas peças simples e acessíveis para iniciantes. II- A facilidade de tocar o instrumento desde o primeiro contato e o baixo custo são fatores que viabilizam a flauta até mesmo para a realidade social do Brasil. Verdadeiro, a facilidade de tocar a flauta doce e seu baixo custo são fatores importantes que tornam o instrumento acessível, inclusive para realidades sociais menos favorecidas. III- A mobilização das fábricas para produção na segunda guerra mundial atrapalhou o desenvolvimento da produção de flautas e dificultou seu uso nas escolas. Falso, não há registros de que a mobilização das fábricas durante a Segunda Guerra Mundial tenha afetado significativamente a produção de flautas doces ou seu uso nas escolas. IV- Edgar Hunt foi um flautista e professor inglês que introduziu nas escolas a flauta doce como instrumento musicalizador. Verdadeiro, Edgar Hunt foi de fato um importante flautista e professor que contribuiu para a popularização da flauta doce nas escolas como instrumento musicalizador. Portanto, as sentenças corretas são II e IV. A alternativa correta é: A) As sentenças II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4) A educadora musical e pianista argentina Violeta Gainza defende em suas publicações uma educação mais livre, onde o fazer musical e o improviso fixam e despertam estruturas musicais de modo mais natural. Com relação ao improviso musical na concepção de Violeta Gainza, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as duas modalidades principais de aplicação pedagógica do improviso:

A) Uma modalidade é de caráter predominantemente expressivo, feita com uma liberdade maior, procura formas espontâneas de expressão musical, de modo a oferecer ao educador um panorama da bagagem musical do aluno. A outra modalidade foca na absorção de materiais, sensações, ideias e conceitos musicais: depois de feito um diagnóstico a improvisação é dirigida para trabalhar determinados objetivos.
B) No primeiro momento temos a modalidade de improviso expressivo, que foca na internalização de materiais, sensações, ideias e conceitos musicais técnicos. Depois, em um segundo momento, feito um diagnóstico, a improvisação é dirigida para trabalhar determinados objetivos específicos, numa forma mais planejada de improviso.
C) O improviso na concepção de Violeta Gainza tem duas etapas: a etapa com instrumentos de percussão e a etapa com instrumentos melódico-harmônicos.
D) Temos primeiro a modalidade de improviso expressivo, onde o importante é a criação musical livre como único objetivo, o professor não precisa observar e interferir nesse processo. Somente no segundo momento são feitos improvisos articulados em um plano de aula estruturado, de modo a incutir conteúdos teóricos.

Mais conteúdos dessa disciplina