Logo Passei Direto
Buscar
De quem é a competência da aprovação da Política Nacional de Assistência Social

A. Presidência da República.
B. Secretaria Nacional de Assistência Social.
C. Conselho Nacional de Assistência Social.
D. Conselho Federal de Serviço Social.
E. Ministério do Desenvolvimento Social.
User badge image
EducaFit

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta sobre a competência da aprovação da Política Nacional de Assistência Social, vamos analisar as opções: A. Presidência da República - Embora a Presidência tenha um papel importante na formulação de políticas, a aprovação específica da Política Nacional de Assistência Social não é uma atribuição direta dela. B. Secretaria Nacional de Assistência Social - Esta secretaria é responsável pela execução e coordenação das políticas, mas não pela aprovação. C. Conselho Nacional de Assistência Social - Este conselho tem um papel consultivo e deliberativo, mas a aprovação final não é de sua competência. D. Conselho Federal de Serviço Social - Este conselho atua na regulamentação da profissão de assistente social, mas não na aprovação da política. E. Ministério do Desenvolvimento Social - Este ministério é o responsável pela formulação e aprovação da Política Nacional de Assistência Social. Portanto, a alternativa correta é: E. Ministério do Desenvolvimento Social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A competência da aprovação da Política Nacional de Assistência Social no Brasil é do Conselho Nacional de Assistência Social. Portanto, a alternativa correta é: C. Conselho Nacional de Assistência Social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A organização da Assistência Social tem as seguintes diretrizes, baseadas na Constituição Federal de 1988 e na LOAS:

I___ Descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades bene�centes e de assistência social.

II___ Centralização político-administrativa, cabendo aos municípios a coordenação, �nanciamento e execução dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

III___ Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.

IV___ Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.

V___ Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.

Estão corretas apenas:

A. I, III, IV e IV.
B. Todas estão corretas.
C. I, II e III.
D. I, II, III e V.
E. II, III e V.

No que se refere ao Controle Social da Política Pública de Assistência Social e a garantia de Direitos, analise as proposições abaixo:

I___ A consolidação do CNAS resultou das lutas de um conjunto integrado de agentes e entidades sociais, que atuaram na área da Assistência Social, tendo como objetivo, fortalecer a concepção de Assistência Social como função governamental e de política pública, envolvendo diferentes protagonistas da sociedade civil, como, o governo federal e a esfera parlamentar.

II___ O CNAS não possui uma intervenção exclusiva do governo, mas conta com a intervenção da sociedade civil, atuando em diferentes níveis, tanto para formulação, implementação e gestão do próprio Conselho.

III___ No que concerne à consolidação do controle social na Assistência Social, "[...]" os conselhos de assistência social estão inseridos no reordenamento institucional da gestão democrática, são parte integrante do sistema de assistência social, com caráter permanente e deliberativo em todos os níveis de federação.

Marque a alternativa correta:

A. Os itens I, II e III estão corretos.
B. Apenas o item III está correto.
C. Apenas o item II está correto.
D. Apenas os itens I e II estão corretos.
E. Apenas o item I está correto.

De quem é a competência da aprovação da Política Nacional de Assistência Social

A. Presidência da República.
B. Secretaria Nacional de Assistência Social.
C. Conselho Nacional de Assistência Social.
D. Conselho Federal de Serviço Social.
E. Ministério do Desenvolvimento Social.

A Assistência Social, por meio da proteção social básica e especial, visa ofertar um conjunto de programas, serviços, projetos e benefícios com o objetivo de alcançar seguranças sociais para a prevenção, proteção e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco e promoção e defesa de direitos. No que se refere a Proteção Social Básica, analise as proposições abaixo: I___ A Proteção Social Básica é o conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social estruturados para prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. II___ A execução da proteção social básica se concretiza na unidade pública estatal denominada Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, com base territorial, atende em especial os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Serviços de proteção para Pessoas com deficiência e Idosos. III___ Os Serviços de Proteção Social Básica devem ser distinguidos conforme incidem sobre famílias, parentescos e indivíduos, cujos direitos ainda não foram rompidos. Portanto, tem caráter preventivo, o objetivo é o processo da inclusão social, no mundo do trabalho, tanto na vida em comunidade de grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, risco social e pessoal. Marque a alternativa correta:

A. Apenas os itens I e III estão corretos.
B. Apenas o item II está correto.
C. Apenas o item III está correto.

A assistência social deve contribuir para a melhoria das condições de vida e de cidadania da população pobre mediante três procedimentos. Quais são eles
I___ Provimento público de benefícios e serviços básicos como direito de todos.
II___ Inclusão no circuito de bens, serviços e direitos de segmentos sociais situados à margem desses frutos do progresso.
III___ Estímulo ao acesso a patamares mais elevados de vida e de cidadania, mediante o desenvolvimento de ações integradas no âmbito das políticas públicas.
IV___ Acesso aos direitos seletivos e fragmentados das políticas na perspectiva da ampliação da cidadania.
Estão corretas apenas:

A. I, II e IV.
B. Todas estão corretas.
C. I, II e III.
D. II, III e IV.
E. I, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina